A atuação de profissionais de Educação Física em cruzeiros marítimos por meio das ginásticas coletivas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1760Palabras clave:
cruzeiro marítimo, ginástica coletiva, profissional de Educação FísicaResumen
Um dos campos de atuação do profissional de Educação Física no lazer e entretenimento que tem crescido significativamente nos últimos anos é o de Cruzeiros Marítimos, no qual se destacam as modalidades de ginásticas coletivas. São poucos e recentes os estudos que discutem o lazer neste setor. Diante do exposto, esta pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e nível exploratório tem como objetivos específicos: contextualizar os Cruzeiros Marítimos nos campos do Lazer e do Turismo; compreender a origem e o desenvolvimento dos Cruzeiros Marítimos, bem como os tipos mais comuns; identificar as ginásticas coletivas oferecidas em grandes academias de referência nacional e elaborar propostas para Cruzeiros Marítimos ministradas por profissionais de educação física. Para a realização desta pesquisa, tomamos como ponto de partida e aproximação inicial o estudo do turismo em nível de especificidade menor, apenas com a finalidade de contextualizar os Cruzeiros Marítimos. Em seguida, partimos para a exploração das modalidades atuais de ginásticas coletivas, a fim de tomar conhecimento daquilo que vem sendo mais oferecido nas academias de ginástica, contexto de origem e privilegiado para a oferta de ginásticas coletivas. Levantamos também as atividades oferecidas nos Cruzeiros Marítimos ligadas às modalidades de ginásticas coletivas e apresentamos a diversidade de atividades praticadas nas academias de ginástica atualmente. A realização de cada etapa mencionada subsidiou a construção de uma proposta de atuação de profissionais de educação física em navios utilizando as ginásticas coletivas atuais, ressaltando que elas podem ser dinâmicas, onde existem infinitas chances de oferecer uma programação crítica, criativa atendendo a todos os valores do lazer.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.