Choque hipovolêmico: atuação do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1813Palabras clave:
choque hipovolêmico, detecção precoce, enfermeiroResumen
O choque circulatório é uma condição clínica aguda representada pela incapacidade do sistema cardiovascular em manter perfusão suficiente para atender a homeostase, de modo a desencadearem-se profundas alterações do metabolismo celular que, se não corrigidas a tempo, levam a disfunção de múltiplos órgãos e, finalmente a morte (VIANA apud MARQUES et al, 2010). Tal situação exige do enfermeiro emergencista um olhar clínico rápido que detecte precocemente os sinais clássicos deste tipo de choque. O interesse por essa pesquisa se deu após experiências diante do quadro de choque hipovolêmico, onde efetivamente os sinais são identificados por parte da enfermagem, a qual se encontra em cuidados diretos com o paciente, sendo assim é de grande importância o conhecimento e capacidade técnica do enfermeiro para atuar diante de uma instabilidade hemodinâmica. Nesse sentido este estudo tem por objetivo apontar a percepção de enfermeiros diante dos sinais iniciais do quadro de choque hipovolêmico. Esta pesquisa trata-se de nota prévia de um trabalho de conclusão de curso. Estudo descritivo-exploratório de caráter qualitativo. A pesquisa será encaminhada ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do UniFOA. Os sujeitos serão enfermeiros que atuam em serviços de emergência e o instrumento de coleta de dados será um formulário com questões pertinentes a temática.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.