Sexualidade do adolescente: elaboração de uma cartilha para docentes do ensino fundamental

Autores/as

  • A. L. T. D. Souza UniFoa – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. F. Alves-Oliveira UniFoa – Centro Universitário de Volta Redonda,

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2010

Palabras clave:

sexualidade, adolescentes, ensino fundamental

Resumen

Ao se referir sobre o trabalho de Orientação Sexual no espaço escolar, o Parâmetro Curricular Nacional, elege a problematização, reflexão e questionamento como meio de garantir a abordagem dos diversos pontos de vista, valores e crenças em processo de construção tanto para os docentes quanto para os adolescentes em relação ao tema. Considerando o ambiente escolar um local propício para mudança de comportamento, a partir da orientação dos professores aos adolescentes desenvolvemos uma cartilha como produto de mestrado profissional intitulada “Sexualidade do Adolescente: Elaboração de uma cartilha para Docentes do Ensino Fundamental”. O objetivo da cartilha é servir como material de apoio aos docentes para atuarem junto aos jovens a respeito do tema sexualidade. A cartilha foi organizada em tópicos. Em cada tópico será destacada estratégia para abordar temáticas relacionadas às mudanças que ocorrem na adolescência. A partir da contextualização dos tópicos podem ser discutidas propostas mais viáveis para a solução de determinados situações utilizando-se da problematização, uma das estratégias utilizadas na cartilha. A escola tem sido reconhecida como um espaço adequado para o cumprimento de um papel integrador e organizador da comunidade promovendo a socialização entre os adolescentes, através de ambientes saudáveis para discussão de temas vivenciados por eles contribuindo para a educação em saúde, propondo cuidados com o corpo e nas relações sociais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-30

Cómo citar

SOUZA, A. L. T. D.; ALVES-OLIVEIRA, M. F. Sexualidade do adolescente: elaboração de uma cartilha para docentes do ensino fundamental. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 194, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2010. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2010. Acesso em: 9 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a