Material sustentável para composição do revestimento interno de caminhões

Autores/as

  • B. C. Sales UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • B. C. Cunha UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. M. G. Alves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. R. Mulinari UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2149

Palabras clave:

desenvolvimento sustentável, fibra de sisal, poliuretano

Resumen

A competitividade no setor automobilístico, acentuada pela globalização dos mercados, vem proporcionando a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais para a fabricação de veículos que causem menor impacto ambiental. Para atender as necessidades desse mercado, com cada vez mais consciência ambiental, ganhou evidência o conceito de desenvolvimento sustentável. Deste modo, as empresas passaram a investir na busca de novas técnicas e tecnologias para as atividades e a considerar também a variável ambiental em suas estratégias de produção, o que resulta na tentativa de incorporar nos produtos, materiais de baixa degradação ambiental e grande abundância na natureza. Portanto o objetivo deste trabalho foi desenvolver um revestimento interno da cabine de caminhões, lavável, utilizando materiais sustentáveis como óleo de mamona na produção do poliuretano e também fibras de sisal no complemento da lâmina, tornando o veículo mais leve, econômico e menos poluente. As propriedades destes materiais foram avaliadas por meio de ensaios de resistência ao impacto e tração e comparadas com o revestimento atual. Os resultados obtidos comprovaram que o material desenvolvido apresenta resistência mecânica levemente superior a do revestimento atual, o que o classifica para ser empregado no interior da cabine de caminhões.

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Publicado

2012-10-30

Cómo citar

SALES, B. C.; CUNHA, B. C.; ALVES, A. M. G.; MULINARI, D. R. Material sustentável para composição do revestimento interno de caminhões. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 331, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2149. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2149. Acesso em: 17 may. 2024.

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