Reaproveitamento de pneus: uma chance para natureza
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2168Palabras clave:
pneus inservíveis, meio ambiente, caixa de transporte para animaisResumen
Nas últimas décadas várias pesquisas vêm sendo desenvolvidas visando à obtenção de novos produtos que possam ser utilizados no processo de reciclagem em uma tentativa de ser dado um destino adequado aos resíduos sólidos, devido ao importante papel que os materiais inservíveis representam perante aos impactos ambientais, entre eles os pneus. A Constituição Federal Brasileira de 1988 prevê obrigações a respeito aos resíduos sólidos, uma vez que considera as questões ambientais como patrimônio nacional e pertencente às gerações futuras. Determina que haja manutenção de qualidade ambiental, sendo esta de competência conjunta do Governo Federal, dos Estados e dos Municípios. Porém, mesmo definindo na legislação, muito pouco tem sido feito por parte dos organismos públicos no que se refere à preservação ambiental. Os pneus que ficam a céu aberto constituem-se em um grande problema de Saúde Pública devido ao acúmulo de água de chuva, podendo estes servir como criadouros para vetores que podem transmitir algumas doenças, entre elas a dengue. O presente estudo justifica-se pela necessidade do reaproveitamento dos pneus, dando uma 2ª finalidade para eles, pois seus danos na natureza são acumulativos, irreversíveis, destacando que os problemas de hoje refletem no amanhã atingindo as gerações futuras. O objetivo do estudo é desenvolver um novo design para uma caixa de transporte para animais, utilizando como matéria-prima pneus inservíveis. O processo a ser usado com os pneus inservíveis é o de laminação. Hoje a caixa de transporte para animais é produzida com plástico. Após a obtenção do produto final será realizado um estudo para verificar a viabilidade de industrialização do novo produto.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.