Consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis: um estudo dos consumidores de cosméticos de Volta Redonda

Autores/as

  • D. Medina UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. Andrade UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Palabras clave:

comportamento, consumo, empresas ambientalmente responsáveis

Resumen

O presente trabalho trata da relação entre o consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis, na cidade de Volta Redonda, estado do Rio de Janeiro e tem como objetivo analisar o comportamento dos consumidores diante das empresas que desenvolvem projetos sócio-ambientais. Quando se fala em responsabilidade ambiental, pensa-se logo em como prolongar a existência do planeta e consequentemente das futuras gerações. A pergunta é: Ser ambientalmente responsável faz a diferença para o consumidor? Acredita-se que a divulgação sobre as ações ambientais realizadas pelas organizações influencie o consumidor na decisão de compra. Segundo pesquisas realizadas em Volta Redondas, com 30 consumidores de várias marcas de cosméticos. A pesquisa realizada com alunos e professores do Unifoa, relevou que 70% dos entrevistados, ou seja, 20 entrevistados preferem à marca Natura. Nessa amostra desenvolveu-se uma nova pesquisa para identificar a relação do consumo dos produtos e a responsabilidade ambiental das marcas. Os resultados demonstraram que 80% dos consumidores da marca têm conhecimento referente aos projetos ambientais desenvolvidos pela empresa Natura. 81% desses consumidores consideram importantes para a sociedade e para o meio ambiente os projetos ambientais desenvolvidos. Para 19% dos entrevistados os projetos consistem em incentivo para a compra dos produtos da empresa. A pesquisa comprovou ainda que 75% dos consumidores estão dispostos a pagar mais pelos produtos de empresas que desenvolvem projetos ambientais. Com base nestes resultados percebe-se que a responsabilidade ambiental deixou de ser apenas um diferencial da empresa, para se tornar um fator de influência na decisão de compra de seus consumidores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-11-01

Cómo citar

MEDINA, D.; ANDRADE, D. Consumo e produtos de empresas ambientalmente responsáveis: um estudo dos consumidores de cosméticos de Volta Redonda. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 1esp, p. 30, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2554. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.