Estratégias de Ensino da Semiologia Odontológica no UniFOA: elaboração e implantação de um Prontuário Integrado

Autores/as

  • T. J. S. I. Lopes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. S. Genestra UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palabras clave:

Exame clínico, semiologia, prontuário odontológico

Resumen

A educação em saúde tem papel preponderante na manutenção do bem-estar físico, mental e social, de forma a poder evitar que a população venha a ter condições precárias de vida provocadas pela desigualdade econômica e social observada em muitos povos. Sendo assim, as profissões existem também para satisfazer uma necessidade social, e a Odontologia não é exceção. Ela opera em um sistema social dentro do qual a profissão e as instituições de ensino estão continuamente se reajustando de acordo com a mudança na tecnologia, os pontos de vista profissionais e as necessidades ou demandas da educação odontológica. O objetivo primordial das profissões da área da saúde é a prevenção das doenças e o tratamento integral e efetivo do indivíduo. A alta incidência das doenças passíveis de diagnóstico precoce na população em geral pode ser explicada por fatores político-econômico-sócio-culturais que dificultam acentuadamente as ações públicas ou privadas, assim como impedem que estas ações sejam aplicadas de modo coerente e efetivo. Neste sentido, a educação odontológica é um processo contínuo que visa a formação de profissionais capazes de manter ou restaurar o estado de saúde da cavidade bucal. Os procedimentos de prevenção são, em geral, de simples planejamento e execução, isentos de riscos e de custo relativamente baixo. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é elaborar um Prontuário Odontológico integrado, visando sua aplicabilidade em todas as especialidades odontológicas de acordo com a necessidade de consolidação dos dados de cada indivíduo, além de propor instrumento para anamnese odontológica visando a organização e registro dos dados de cada paciente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-02-04

Cómo citar

LOPES, T. J. S. I.; GENESTRA, M. S. Estratégias de Ensino da Semiologia Odontológica no UniFOA: elaboração e implantação de um Prontuário Integrado. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 43, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2767. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a