Estudo da evolução de grãos pelo método dos Autômatos Celulares
Palabras clave:
Recristalização, autômato celular, transformação de fase, distribuição de tamanho de grãoResumen
Transformações que ocorrem por nucleação e crescimento no estado sólido são frequentemente estudadas com suporte das teorias de cinética formal. Estes estudos também têm sido realizados com grande frequência para descrever a recristalização, e são geralmente embasados em modelos matematicamente exatos. Os modelos analíticos tem sido há anos uma das melhores maneiras de se representar às características geométricas e evolutivas de uma microestrutura. Contudo, apresentam limitações e os seus resultados são válidos quando: os núcleos estão distribuídos aleatoriamente na microestrutura, todos os núcleos têm formatos aproximadamente esféricos e a velocidade de crescimento de todos os núcleos são iguais. As simulações computacionais são ferramentas para descrever fenômenos que são de difícil descrição analítica. Este trabalho investiga por simulação computacional, através do método dos Autômatos Celulares, o comportamento evolutivo dos grãos durante os processos de recristalização/transformação de fase. As curvas de distribuição de tamanho final total e de evolução individual dos grãos foram traçadas utilizando-se os volumes em função do tempo de reação. Duas variações do método foram analisadas: a primeira utilizando A.C. determinístico com variação de energia na matriz e a segunda utilizando A.C. probabilístico. A saída de dados ao fim da transformação simulada, fornece informações sobre os aspectos geométricos e da evolução de grãos individuais. Baseado na análise das curvas de crescimento, distribuições de tamanho final de grão e taxa de crescimento, é feita uma comparação qualitativa com resultados experimentais obtidos da literatura.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.