Atuação da Fisioterapia na Reversão das Atelectasias: Um relato de caso na Unidade de Terapia Intensiva
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n4.881Palabras clave:
Physiotherapy, Treatment, Development.Resumen
Esta pesquisa é descrita na inclusão de relato de caso clínico de um paciente ventilado mecanicamente. Este tipo de pesquisa foi escolhido pelos autores para que sirva como base de descrição à reversão da atelectasia ou colapso pulmonar, que é uma complicação respiratória decorrente da obstrução de um brônquio, ou pulmão, seja por secreção ou ainda objeto ou corpo sólido, impedindo desta forma a passagem do ar e levando à diminuição do número de alvéolos funcionantes. Três fatores combinados ou independentes que contribuem para o desenvolvimento de uma atelectasia: a força inadequada de distensão pulmonar; obstrução das vias aéreas e insuficiência no surfactante. São classificadas como obstrutivas, compressivas, por contração e focal. Os sinais e sintomas das atelectasias variam com o tamanho da área pulmonar envolvida, o estado prévio de saúde do paciente e a duração do problema. A dispnéia é o mais comum dos sintomas associados a atelectasias. O tratamento deverá ser escolhido de acordo com a causa da atelectasia, determinando assim, o objetivo para cada tipo, que inclui técnicas desobstrutivas e de reexpansão pulmonar, técnicas essas que melhoram significativamente a ventilação da área comprometida, proporcionando a reversão da atelectasia como foi comprovado nesta pesquisa.
Descargas
Citas
AZEREDO, C.A.C. Fisioterapia Respiratória. São Paulo: Panamed, 1984.
AZEREDO, C.A. Fisioterapia Respiratória Moderna. São Paulo: Manole, 2002a.
AZEREDO, C.A.C. Fisioterapia Respiratória Moderna. 4. ed. São Paulo: Manole, 2002b.
FARIA, E.C. Emergências Respiratórias. Rio de Janeiro: Editora de Publicações Biomédicas, 2002.
IRWIN, S.; TECKLIN, J.S. Fisioterapia Cardio Pulmonar. 2. ed. São Paulo: Manole, 1994.
KISNER, C.; COLBY, L.A. Exercícios Terapêuticos. Fundamentos e Técnicas. São Paulo: Manole, 1998.
KNOBEL, E.A. Terapia Intensiva. Pneumologia e Fisioterapia Respiratória. São Paulo: Atheneu, 2004.
PRESTO, B.L.V.; PRESTO, L.N. Fisioterapia Respiratória. Uma Nova Visão. Rio de Janeiro: Bruno Presto Editora, 2003.
STOLLER, J.K.; WILKINS, R.L.; SCANLAN, C.L. Fundamentos da Terapia Respiratória de Egan. 7. ed. São Paulo: Manole, 2000.
TARANTINO, A.B. Doenças Pulmonares. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.