Mediação da avaliação baseada na devolução do rendimento aos alunos após análise de suas respostas no módulo III do curso de Medicina do UniFOA
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.1949Palavras-chave:
mediação docente, avaliação formativa, educação médicaResumo
A responsabilidade da instituição de ensino é fornecer condições didáticas e pedagógicas para a construção e sustentação das aprendizagens dos estudantes. A mediação docente precisa estar subsidiada com dados e informações que pontuem as maneiras que os estudantes estão aprendendo e o que eles estão aprendendo. O docente precisa perguntar-se: como os estudantes aprendem? O que aprendem? Qual a qualidade de como aprendem e do que aprendem? Outro questionamento é como se obter as informações sobre as aprendizagens com os estudantes para diversificar a prática docente com consistência pedagógica? No paradigma educacional centrado nas aprendizagens significativas (apoiado na pedagogia diferenciada da autonomia), a avaliação é concebida como processo/ instrumento de coleta de informações, sistematização e interpretação das informações, julgamento de valor do objeto avaliado através de informações tratadas e decifradas e, por fim, tomada de decisão. A avaliação formativa torna-se instrumento de uma regulação contínua das diversas intervenções e das situações didáticas. Assim propomos um modelo de avaliação que contemple o acompanhamento do desempenho dos estudantes em cada questão das avaliações formativas, a análise dos erros cometidos e a devolução desta informação aos alunos para que estes possam construir uma auto avaliação de seus erros com isso um aprendizado significativo. A experiência de acompanhar o desempenho dos alunos em cada questão das avaliações, verificar a possível razão do erro e posteriormente encontrar uma maneira de corrigir este erro, seja com os discentes, seja com o professor no modo de elaboração das questões, se mostra muito promissora e enriquecerá o processo de aprendizado dos alunos e do corpo docente no sentido de compreender e aprimorar o processo de avaliação do módulo.
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