Relações entre metodologia ativa, avaliação formativa e aprendizagem discente no curso de engenharia mecânica

Autores

  • Rodolfo Enrique Perdomo Freitas ngenheiria Mecânica (Universidad de la Republica, Uruguai) e Especialista em Gestão de Empresa de Manutenção de Aeronaves (UTP), Professor do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP
  • Maria Iolanda Fontana Universidade Tuiuti do Paraná http://orcid.org/0000-0003-2688-9875
  • Angela Helena Zatti Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Professora do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://orcid.org/0000-0002-6370-8183

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3386

Palavras-chave:

Avaliação Formativa. Educação Superior. Metodologia Ativa. Pesquisa-ação. Prática Pedagógica.

Resumo

O presente trabalho trata de uma pesquisa-ação que investiga a relação entre metodologias ativas e avaliação formativa da aprendizagem, no ensino da disciplina de Fundamentos da Engenharia Mecânica Automobilística - FEMA - do curso de graduação de Engenharia Mecânica, da Universidade Tuiuti do Paraná. Apresenta-se a proposta metodológica adotada no desenvolvimento da disciplina e, também, como fora avaliada a aprendizagem dos alunos em função dos objetivos de ensino. Essa proposta tem como fundamento a perspectiva formativa da avaliação da aprendizagem, de característica investigativa e democratizadora, presente no debate sobre o tema, principalmente na obra de Luckesi (2008, 2018). Descreve-se a realização das avaliações e acompanhamento diagnóstico e interventivo, por meio de uma planilha para a visualização pelo professor do desempenho discente e, quando necessário, a revisão do ensino e da metodologia. Finalmente, se faz uma breve análise sobre os resultados, destacando que vincular metodologias ativas com a avaliação diagnóstica, contínua e formativa elevou a aprendizagem e reduziu a repetência e a evasão discente, como também alertou para a necessidade de interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos na disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Iolanda Fontana, Universidade Tuiuti do Paraná

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná

Referências

BOLDARINE, Rosaria De Fátima; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014). Estudos de Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 160-189, jan./abr. 2017.

FONTANA, Maria Iolanda; MENDES, João Roberto; Prestes, Irene Picone. Formação continuada dos professores da universidade: Contribuições da Pesquisa-Ação para a Inovação Pedagógica. Tuiuti Ciência e Cultura. Curitiba, v. 5 n. 56 2018.

GARCIA. Joe De Assis. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos de Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre; Editora Mediação, 2009.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação das aprendizagens escolar. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.

MAZUR, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

SILVA, Natália Luiza; MENDES, Olenir Maria. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 271-297, mar. 2017.

THIOLLENT, Michel. 1998. Metodologia da pesquisa-ação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 1998.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2010.

VILLAS BOAS, Benigna Maria De Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2009.

Downloads

Publicado

13-04-2021

Como Citar

FREITAS, Rodolfo Enrique Perdomo; FONTANA, Maria Iolanda; ZATTI, Angela Helena. Relações entre metodologia ativa, avaliação formativa e aprendizagem discente no curso de engenharia mecânica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 16, n. 45, 2021. DOI: 10.47385/cadunifoa.v16.n45.3386. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3386. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.