Tratamento cirúrgico abscesso tubo-ovariano
relato de caso
Palavras-chave:
abcesso tubo ovariano, DIP, tratamentoResumo
Doença Inflamatória Pélvica (DIP) consiste no acometimento dos órgãos genitais superiores por processo inflamatório-infeccioso decorrente da ascensão de germes do trato genital inferior, podendo originar endometrite, salpingite, pelviperitonite e abscesso tubo ovariano. Relatamos um caso de abscesso tubo-ovariano que necessitou de tratamento cirúrgico. M.C.C; 51 anos, sexo feminino, branca, residente e procedente de Volta Redonda, procurou o Hospital em 08/07/2009, com QP: “dor na barriga”. Refere história de dor pélvica e lombar à direita há três meses, intensificando-se há três dias com febre, vômito, dor abdominal difusa, disúria e polaciúria. HPP: episódios de dores abdominais há anos, ITU de repetição, história de sangramento anal e pus nas fezes (sic), corrimento vaginal amarelado e dismenorréia; G4P3A1. Ao exame físico: hipocorada (++/4+), desidratada (+/4+), febril (38,2ºC), acianótica, anictérica, com oligúria e abdome flácido com dor difusa à palpação profunda; Blumberg e Rovsing negativos; ACV: RCR 2T BNF (70bpm, PA: 120x80mmHg); AR: MV+ em ambos HT, S/RA (16irm). EAS: normal. Hemograma: (08/07/2009): Hm: 4,15 Hg: 11,7 Ht: 35,4, Leuc. 17800 (85 seg, 7 bast, 5 linf, 3 mono, 0 eos, 0 baso), Com base na história clínica, no exame físico e nos exames laboratoriais até então realizados, teve-se com impressão diagnóstica DIP e Pielonefrite. USG: “imagem heterogenia, com área cística de permeio medindo 7,3cm em seu maior eixo, localizada em topografia anexial à direita”. Indicado cirurgia em10/07/2009: anexectomia direita, drenagem de abscesso tubo-ovariano e apendicectomia. Iniciado Metronidazol 500mg e Ceftriaxona 2g por 8 dias. Evoluiu sem complicações e obteve alta em 23/07/2009. O diagnóstico precoce seguido do tratamento adequado é fundamental para prevenir as graves seqüelas da doença inflamatória pélvica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.