Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Teoria Ator-Rede

uma Cartografia de Controvérsias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4359

Resumen

Trastorno del Espectro Autista considerado como una condición controvertida, porque, por un lado, el modelo biomédico mantiene un enfoque patológico, configurando a la persona como enferma/discapacitada. Por otro lado, generando resistencia, existe una concepción inclusiva, que entiende tal desorden como una característica social y expresión de la diversidad humana. Así, el objetivo de este estudio es realizar un análisis cartográfico que evidencie redes heterogéneas y colectivas de mediadores que producen el autismo. Con el aporte teórico-metodológico de la Teoría Actor-Red, identificamos diversos materiales impresos y digitales -medios académicos o no, legislación, políticas públicas y diferentes actores del escenario educativo- articulados con las controversias que produce la persona autista. Se concluye que el trastorno del espectro autista puede caracterizarse como una red aún inestable, ya que múltiples mediadores abogan por las potencialidades y la inclusión de estas personas, pero encuentran importantes resistencias en este sentido. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em Educação na área de concentração de Políticas Públicas (UERJ). Mestre em Educação Física na área de concentração de subjetividades e atividade física (UGF). Pós-graduada em Gerontologia (UniFOA), em Docência Superior (UGF), em Psicopedagogia Inclusiva (UGF), em Orientação, Supervisão e Administração Escolar (UniRedentor). Licenciada em Pedagogia (UNIRIO), Licenciada e Bacharela em Educação Física (UniFOA). Professora da rede pública de ensino desde 1983, atuando com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, incluindo o curso de magistério em nível médio. Atualmente é professora universitária do UniFOA (desde 1997), Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (CAPES). Também atua como professora de pós-graduação lato e stricto sensu, sendo, atualmente, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA). É autora de artigos, capítulos de livros e livros que abordam a Educação, com ênfase em Ensino Superior, Avaliação Institucional, Didática, Formação do Docente, Educação Física Escolar e Gerontologia.

Júlio Cesar de Almeida Nobre, UniFOA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, formação como Terapeuta Centrado na Pessoa pelo Centro de Psicologia da Pessoa, mestrado e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é docente no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Possui experiência na área de pesquisa, com ênfase em Psicossociologia e foco nos processos de produção de subjetividade, conhecimento e inovação a partir do referencial da Teoria Ator-Rede.

Higno Rafael Machado Martins, UniFOA

Graduado em Medicina - UniFOA

Lucas de Jesus Aguiar de Oliveira, UniFOA

Licenciado em Educação Física - UniFOA

Higor Michael da Silva Silva, UniFOA

Licenciado em Educação Física - UniFOA

Yasmim Rodrigues Ribeiro Ribeiro, UniFOA

Licenciada em Educação Física - UniFOA

Publicado

2023-04-29