Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Teoria Ator-Rede

uma Cartografia de Controvérsias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/praxis.v15.n29.4359

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista considerado como uma condição controvertida, pois, por um lado, o modelo biomédico mantém uma abordagem patológica, configurando a pessoa como doente/com deficiência. Por outro, gerando resistência, há uma concepção inclusivista, que entende tal transtorno como característica social e expressão da diversidade humana. Assim, o objetivo deste estudo consiste em realizar uma análise cartográfica que evidencie redes heterogêneas e coletivas de mediadores que produzem o autista. Com o aporte teórico-metodológico da Teoria Ator-Rede, identificou-se materiais impressos e digitais diversos - mídia acadêmica ou não, legislações, políticas públicas e diferentes atores do cenário educacional - articulados com as controvérsias que produzem a pessoa autista. Conclui-se, que o Transtorno do Espectro Autista pode ser caracterizado como uma rede ainda instável, visto que múltiplos mediadores argumentam pelas potencialidades e a inclusão dessas pessoas, porém encontram importantes resistências nesse sentido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda

Doutora em Educação na área de concentração de Políticas Públicas (UERJ). Mestre em Educação Física na área de concentração de subjetividades e atividade física (UGF). Pós-graduada em Gerontologia (UniFOA), em Docência Superior (UGF), em Psicopedagogia Inclusiva (UGF), em Orientação, Supervisão e Administração Escolar (UniRedentor). Licenciada em Pedagogia (UNIRIO), Licenciada e Bacharela em Educação Física (UniFOA). Professora da rede pública de ensino desde 1983, atuando com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, incluindo o curso de magistério em nível médio. Atualmente é professora universitária do UniFOA (desde 1997), Coordenadora do Programa Institucional de Iniciação à Docência (CAPES). Também atua como professora de pós-graduação lato e stricto sensu, sendo, atualmente, docente permanente do Programa de Mestrado Profissional de Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (UNIFOA). É autora de artigos, capítulos de livros e livros que abordam a Educação, com ênfase em Ensino Superior, Avaliação Institucional, Didática, Formação do Docente, Educação Física Escolar e Gerontologia.

Júlio César de Almeida Nobre, UniFOA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, formação como Terapeuta Centrado na Pessoa pelo Centro de Psicologia da Pessoa, mestrado e doutorado em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é docente no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Possui experiência na área de pesquisa, com ênfase em Psicossociologia e foco nos processos de produção de subjetividade, conhecimento e inovação a partir do referencial da Teoria Ator-Rede.

Higno Rafael Machado Martins, UniFOA

Graduado em Medicina - UniFOA

Lucas de Jesus Aguiar de Oliveira, UniFOA

Licenciado em Educação Física - UniFOA

Higor Michael da Silva, UniFOA

Licenciado em Educação Física - UniFOA

Yasmim Rodrigues Ribeiro, UniFOA

Licenciada em Educação Física - UniFOA

Downloads

Publicado

29-04-2023

Edição

Seção

Artigos