A importância da matemática no contexto profissional do Nutricionista Clínico e Pesquisador
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v20.n55.5323Palavras-chave:
matemática, ensino superior, alimentação, currículo, ciênciaResumo
O ensino da matemática é fundamental para o despertar de interesses profissionais. No entanto, a sua função na atuação profissional do nutricionista ainda é pouco difundida. Desse modo, o presente trabalho se propôs a revisar a literatura científica sobre a importância da matemática no contexto profissional do nutricionista clínico e pesquisador. Trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo narrativa, em que a metodologia compreendeu responder à pergunta norteadora: “Qual a importância da matemática no contexto profissional do nutricionista clínico e pesquisador”?. É demonstrado que o conhecimento em matemática é relevante para entender as funções atribuídas aos profissionais nutricionistas que atuam nessas áreas. Os cálculos aritméticos são mais empregados na prática clínica, enquanto noções em estatística é o ramo da matemática mais utilizado nas atividades do pesquisador. Foi observado também que é fundamental adquirir habilidades com informática e tecnologias para exercer a matemática na nutrição. No entanto, pouca atenção é dada a esses aspectos nos ambientes de ensino. Ainda carece na literatura a utilidade da matemática nas funções do nutricionista. Portanto, considera-se indissociável a nutrição da matemática e recomenda-se que ações sejam feitas em ambientes de ensino para ampliar o entendimento das especialidades da nutrição por meio da matemática.
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