Refugiados do clima

reflexões sobre educação ambiental e o direito fundamental ao desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v20.n55.5496

Palavras-chave:

Refugiados do clima, Educação ambiental, Direito fundamental, Desenvolvimento

Resumo

Dentre os complexos problemas de natureza ambiental da atualidade estão os chamados “refugiados do clima”. Pertencem a esse grupo de pessoas àqueles que são obrigados a se deslocarem de um território para outro em busca de sobrevivência, em virtude das bruscas alterações do clima. O objetivo geral desta pesquisa é analisar de que maneira essas pessoas têm recebido a tutela jurídica internacional e como eles interferem no direito fundamental ao desenvolvimento. De forma específica, pretende-se demonstrar a importância da educação ambiental para a salvaguarda da dignidade humana desse grupo a partir da responsabilidade do poder estatal. Trata-se de pesquisa descritiva e bibliográfica, a qual se justifica em virtude do aumento de refugiados climáticos em todo o mundo, bem como, dos graves problemas jurídicos, culturais e socioeconômicos que envolvem o acolhimento desses vulneráveis.

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Biografia do Autor

Luiz Claudio , UniFOA

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Mestre em Direito pelo (UNISAL); Licenciado em História pela Universidade Federal do E. do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA).

Claudia Robert, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Mestre em Direito pela Universidade Estácio de Sá (UNESA); Pós Graduada em Direito e Processo do Trabalho pela Estácio da Sá (UNESA), Pós graduanda em Direito Previdenciário pelo LEGALE; Graduada em direito pela Universidade Candido Mendes (UCAM)

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Publicado

08-05-2025

Como Citar

GONÇALVES JUNIOR, Luiz Claudio; ROBERT DE JESUS CHAVES, Claudia Regina. Refugiados do clima: reflexões sobre educação ambiental e o direito fundamental ao desenvolvimento. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 20, n. 55, p. 1–12, 2025. DOI: 10.47385/cadunifoa.v20.n55.5496. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/5496. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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