Refugiados do clima
reflexões sobre educação ambiental e o direito fundamental ao desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v20.n55.5496Palavras-chave:
Refugiados do clima, Educação ambiental, Direito fundamental, DesenvolvimentoResumo
Dentre os complexos problemas de natureza ambiental da atualidade estão os chamados “refugiados do clima”. Pertencem a esse grupo de pessoas àqueles que são obrigados a se deslocarem de um território para outro em busca de sobrevivência, em virtude das bruscas alterações do clima. O objetivo geral desta pesquisa é analisar de que maneira essas pessoas têm recebido a tutela jurídica internacional e como eles interferem no direito fundamental ao desenvolvimento. De forma específica, pretende-se demonstrar a importância da educação ambiental para a salvaguarda da dignidade humana desse grupo a partir da responsabilidade do poder estatal. Trata-se de pesquisa descritiva e bibliográfica, a qual se justifica em virtude do aumento de refugiados climáticos em todo o mundo, bem como, dos graves problemas jurídicos, culturais e socioeconômicos que envolvem o acolhimento desses vulneráveis.
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