O lúdico na aprendizagem interdisciplinar em espaços não-formais de educação

Authors

  • N. D. P. Baumgratz UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2229

Keywords:

educação ambiental, atividades lúdicas, interdisciplinaridade

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo identificar as atividades lúdicas interdisciplinares a serem trabalhadas pelo Núcleo de Educação Ambiental do Parque Nacional do Itatiaia/ RJ (NEA/PNI) e pelos professores da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro, durante as visitas orientadas. Tal estudo justifica-se pela percepção de que muitos professores, da educação infantil ao nível médio, vinham ao PNI desprovidos de material pedagógico de apoio à visitação. Nesse contexto, a visita, em várias ocasiões, embora se revestindo de um caráter pedagógico, tornava-se apenas um passeio, sem de fato trazer maiores contribuições à aprendizagem dos alunos. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, onde foram selecionadas as atividades que pudessem contribuir no processo de ensino-aprendizagem. Esse espaço não-formal de ensino, como lúdico, possibilita o exercício dos sentidos, das funções sensório-motoras para desenvolvimento da reflexão, da participação, da socialização, ampliando o contato dos educandos com a natureza. Foi constatado que, em muitas vezes, era subutilizado, pois não trazia consigo uma finalidade pedagógica real, planejada, debatida e comprometida com a construção de conhecimentos. Concluímos que as visitas se realmente orientadas, utilizando atividades e linguagens adaptadas a cada faixa etária, podem se configurar em oportunidades valiosas para principiar, promover, sustentar e ampliar a aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2012-10-30

How to Cite

BAUMGRATZ, N. D. P. O lúdico na aprendizagem interdisciplinar em espaços não-formais de educação. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 1 Esp, p. 413, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n1 Esp.2229. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2229. Acesso em: 24 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)