Sintomas depressivos entre alunos de graduação: levantamento em instituição de ensino do interior do Rio de Janeiro
Keywords:
depressão, sintomas depressivos, estudantes de graduaçãoAbstract
Várias pesquisas de identificação de sintomas depressivos em universitários apontam um índice elevado de desenvolvimento da patologia durante a vida acadêmica. Estima-se que 15% a 25% dos estudantes apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante sua formação acadêmica. Os objetivos desta iniciação científica foram identificar o índice de prevalência de depressão entre alunos das diversas áreas, através de aplicação de inventário apropriado, verificar diferença de incidência da patologia de acordo com a área e produzir conhecimento para atuação psicoprofilática. Foi aplicado, durante 2009 e 2010, o Inventário de Depressão de Beck em voluntários de 19 cursos de uma IES do interior do estado do RJ. A escala consiste de 21 itens, categorizando os resultados em níveis. Foram respondidos 423 inventários (7.2% da população total). Os resultados indicam que 74,4% dos alunos encontram-se sem depressão, 19,5% apresentam sintomas depressivos leves, 5,4% depressão moderada e 0,7% depressão severa. O percentual de alunos sem depressão na área de humanas foi de 20,9%, saúde 19,7% e exatas 33,6%. Com sintomas depressivos leves 7,1% na área de humanas, 6,1% saúde e 6,3% exatas. Com depressão moderada 2,3% humanas, 1,4% saúde e 1,6% exatas. Com depressão severa 0,5% humanas, 0,2% saúde, 0% exatas. Analisando por gênero, encontramos em exatas 132 alunos do sexo masculino e 45 do feminino; em humanas 51 alunos do sexo masculino e 78 do feminino, na saúde 48 do sexo masculino e 69 do feminino. Não houve diferença significativa, considerando-se as áreas. Segundo a literatura, a depressão acomete mulheres com maior frequência, o que pode sugerir que a porcentagem maior de alunos sem depressão esteja em exatas, área predominantemente masculina e a presença de depressão, esteja na área de humanas, predominantemente feminina, dados confirmados na análise de gênero.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.