Verificação de desempenho de algoritmos de ordenação utilizando a linguagem CUDA
Keywords:
programação para Web, dispositivos móveis, Java MEAbstract
A programação paralela é amplamente utilizada em softwares de simulação, onde busca-se verificar o comportamento de ambientes e materiais sem, no entanto, comprometer custos e vidas. A linguagem CUDA surge como uma proposta de melhoria de desempenho deste tipo de aplicação sendo de baixo custo e fazendo uso dos processadores das placas gráficas da família nVidia. Verifica-se também a utilização de processadores de mais de um núcleo em computadores, porém há ainda um número muito reduzido de aplicações que suportem esta evolução. Desta forma buscou-se verificar com este trabalho o funcionamento desta linguagem de programação para a realização de ordenação de cadeias de números com algoritmos já consagrados na teoria da computação, como Quicksort, Radixsort e Mergesort. Os algoritmos foram codificados inicialmente em Java e em seguida adaptados para a linguagem CUDA. Durante o desenvolvimento verificou-se inicialmente a dificuldade de se programar nesta linguagem, pois é um novo paradigma de programação. Vencido este obstáculo observou-se que, conforme já se imaginava, os resultados usando programação paralela para cadeias muito grandes de números têm-se uma sensível melhoria no tempo de resposta, entretanto, para cadeias pequenas de números a diferença de resultados é praticamente imperceptível. Um outro problema identificado é o fato da linguagem utilizada ser proprietária e só funcionar no hardware específico do fabricante da mesma. Trabalhos futuros poderão ser desenvolvidos, inclusive auxiliando pesquisas onde seja necessário realizar simulações que precisem utilizar de mais de um processador.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.