Relações entre metodologia ativa, avaliação formativa e aprendizagem discente no curso de engenharia mecânica
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3386Keywords:
Avaliação Formativa. Educação Superior. Metodologia Ativa. Pesquisa-ação. Prática Pedagógica.Abstract
O presente trabalho trata de uma pesquisa-ação que investiga a relação entre metodologias ativas e avaliação formativa da aprendizagem, no ensino da disciplina de Fundamentos da Engenharia Mecânica Automobilística - FEMA - do curso de graduação de Engenharia Mecânica, da Universidade Tuiuti do Paraná. Apresenta-se a proposta metodológica adotada no desenvolvimento da disciplina e, também, como fora avaliada a aprendizagem dos alunos em função dos objetivos de ensino. Essa proposta tem como fundamento a perspectiva formativa da avaliação da aprendizagem, de característica investigativa e democratizadora, presente no debate sobre o tema, principalmente na obra de Luckesi (2008, 2018). Descreve-se a realização das avaliações e acompanhamento diagnóstico e interventivo, por meio de uma planilha para a visualização pelo professor do desempenho discente e, quando necessário, a revisão do ensino e da metodologia. Finalmente, se faz uma breve análise sobre os resultados, destacando que vincular metodologias ativas com a avaliação diagnóstica, contínua e formativa elevou a aprendizagem e reduziu a repetência e a evasão discente, como também alertou para a necessidade de interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos na disciplina.
Downloads
References
BOLDARINE, Rosaria De Fátima; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Tendências da produção de conhecimento em avaliação das aprendizagens no Brasil (2010-2014). Estudos de Avaliação Educacional, São Paulo, v. 28, n. 67, p. 160-189, jan./abr. 2017.
FONTANA, Maria Iolanda; MENDES, João Roberto; Prestes, Irene Picone. Formação continuada dos professores da universidade: Contribuições da Pesquisa-Ação para a Inovação Pedagógica. Tuiuti Ciência e Cultura. Curitiba, v. 5 n. 56 2018.
GARCIA. Joe De Assis. Avaliação e aprendizagem na educação superior. Estudos de Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, maio/ago. 2009.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre; Editora Mediação, 2009.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação das aprendizagens escolar. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018.
MAZUR, E. Peer Instruction: a revolução da aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
SILVA, Natália Luiza; MENDES, Olenir Maria. Avaliação formativa no ensino superior: avanços e contradições. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 1, p. 271-297, mar. 2017.
THIOLLENT, Michel. 1998. Metodologia da pesquisa-ação. 8.ed. São Paulo: Cortez, 1998.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 11. ed. São Paulo: Libertad, 2010.
VILLAS BOAS, Benigna Maria De Freitas. Virando a escola do avesso por meio da avaliação. 2. ed. Campinas: Papirus, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.