A fotografia na família
um discurso sobre o seu valor simbólico na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v9.n1%20(Esp.).1109Palabras clave:
Fotografia, Família, Imagem, Contexto Familiar, Valor EmocionalResumen
A fotografia no contexto familiar vem por anos sendo utilizada como uma forma de contar história, revelando em suas imagens as pessoas que dela fazem parte, bem como seus papéis dentro desse grupo. Com o avanço da tecnologia, essa forma de registro passou a ser utilizada em proporções ainda maiores, o que provavelmente causou algumas mudanças no valor a ela atribuído, mantendo, contudo, a importância de sua representatividade imagética. O presente trabalho objetiva uma análise sobre o valor simbó- lico das fotografias de família e como estas se tornam importantes na hora de contar a história dos seus representantes para outras pessoas, ou até mesmo uma forma de se apresentar aos seus novos membros, preservando assim a sua memória. Primeiramente, com base em conceitos de autores e estudiosos da fotografia, da imagem e da semiótica, foi possível a contextualização histórico-familiar, que é o ponto de partida para a compreensão do significado da fotografia no contexto familiar. Em seguida, observa-se a influência das novas tecnologias no registro fotográfico e como essas, provavelmente, se tornaram responsáveis pelo compartilhamento mais imediato dessas imagens entre os membros da família, abrindo espaço para novas discussões a respeito desse e outros temas ligados à importância da fotografia na contemporaneidade.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland . A Câmara Clara. São Paulo: Nova fronteira, 1979.
MACHADO, Silvio. Invólucro virtual: a mídia digital como extensão da mente. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas,2002.
KOSSOY, B. . Imagem e história. História Viva. São Paulo, v. 27, p. 27, 2006.
LINHARES, Maria Eliza. História e Fotografia. Belo Horizonte: Autentica, 2008.
SANTAElLA, Lucia; WINFRIED, Nöth. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Cadernos UniFOA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.