Prática de exercício físico (pef), qualidade de vida (qv), saúde e academias.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1%20Esp.1653Palabras clave:
Exercício físico. Qualidade de vida. Saúde. Academia.Resumen
O tema do presente artigo é a relação entre Prática de Exercício Físico (PEF), Qualidade de Vida (QV), Saúde e Academias. O objetivo geral do estudo foi verificar como essa relação estava apresentada na mídia escrita. Quanto aos aspectos metodológicos nosso tipo de pesquisa foi bibliográfica. As fontes consultadas foram 18 edições de domingo (entre agosto de 2009 a janeiro de 2010) de um jornal que circula num município no interior do estado do Rio de Janeiro. Os resultados demonstram que: 1 – Talvez fosse mais interessante uma avaliação mais extensa do material cobrindo maior período de publicação. 2 – Considerando nosso objetivo geral percebemos que as informação sobre o esporte competitivo foi de uma predominância gritante em relação à academias, outras práticas alternativas de EF e sobre qualidade de vida. 3 – Considerando o objetivo específico, nossa visão aponta para a existência de um enorme volume de publicações sobre PEF, saúde, QV e prática de exercícios em academias. Entretanto, não sabemos se as informações são suficientemente compreendidas pela população leiga em geral. 4 - Quando uma comunicação para a população é feita ela poderia reconhecer que nem todos estão exclusivamente a serviço do esporte e que nem todos podem competir como campeões mundiais.
Descargas
Citas
ALLAIN, Juliana Mezzomo e CAMARGO, Brigido Vizeu. O papel da mídia brasileira na construção das representações sociais de segurança alimentar. Psicologia: Teoria e prática, 2007, 9(2):92-108. Disponível em <http://pepsic.bvs.psi.org.br/pdf/ptp/v9n2/v9n2a06.pdf > acesso 16 junho 2010.
BAGRICHEVISKY, M., Estevão, A. e PALMA, A. (orgs.) A saúde em debate na educação física. Ilhéus/BA: Editus, 2007.
BARBANTI, Valdir José. Dicionário de educação física e do esporte. São Paulo: Manole, 1994.
_____, Valdir J., AMADIO, Alberto C., BENTO, Jorge O. e MARQUES, Antonio T. (orgs.) Esporte e atividade fisica – interação entre rendimento e saúde. Barueri/SP: Manole, 2002.
CAMERON L. C, e MACHADO, Marco. Tópicos avançados em bioquímica do exercício. Rio de janeiro: Shape, 2004.
CAPINUSSÚ, José Maurício. Academias de ginástica e condicionamento físico – origens. In COSTA, Lamartine Pereira da. (org.) Atlas do esporte no brasil. Rio de Janeiro: Shape, 2004. Disponível em <http://www.atlasesportebrasil.org.br/index.php> acesso 2 junho 2010.
CARPENTER, Carlos Sandro. Treinamento cardiorrespiratório. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
CARVALHO, Yara M. Práticas corporais e comunidade: um projeto de Educação Física no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa (Universidade de São Paulo) In FRAGA, Alex Branco e WACHS, Felipe. Educação física e saúde coletiva – políticas de formação e perspectivas de intervenção. Série esporte, lazer e saúde. 2 ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
CESAR, Marcelo de Castro e BARROS NETO, Turíbio Leite de. Fisiologia na Prática de Atividades Físicas, in MOREIRA, Wagner Wey e SIMÕES, Regina (orgs.). Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba/SP: Editora Unimep, 2002.
CHAVES, Simone Freitas. Corpo, Propaganda e Imaginário Social. GTT 2 Comunicação e Mídia. XII – Congresso brasileiro de ciências do esporte - anais. Caxambu/MG, 21 a 26 de outubro de 2001. CD-ROM.
CIOLAC, Emmanuel Gomes; GUIMARAES, Guilherme Veiga. Exercício físico e síndrome metabólica. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 10, n. 4, ago. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-6922004000400009&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 08 maio 2010. Doi: 10.1590/S1517-86922004000400009.
COPOLILLO, Martha Lenora Queiroz. O Espaço Escolar, a Mídia Televisiva e o “Corpo”: um diálogo marcado pelas complexidades dos cotidianos da vida. XII – Congresso brasileiro de ciências do esporte - anais. Caxambu/MG, 21 a 26 de outubro de 2001. CD-ROM.
DESLANDES, Andréa Camaz. Impacto da atividade física na depressão e idosos. In ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond (org.) Envelhecimento e atividade física: diversos olhares sobre a prevenção de quedas. Niterói/RJ: GEAF/UFF/ANIMA/Brazil foundation, 2006.
FARINATTI, Paulo T.V e MONTEIRO, Walace D. Fisiologia do Esforço. In FARIA JUNIOR, A.Gg. de; CUNHA JUNIOR, Carlos F. F.da; NOZAKI, Hajime T; e ROCHA JUNIOR, Coriolano P. da. (orgs.) Uma introdução à educação física. Niterói/RJ: Corpus, 1999.
______, Paulo T. V. e FERREIRA, 20. Marcos S. Saúde, promoção da saúde e educação física: conceitos, princípios e aplicações. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.
FRAGA, Alex Branco e WACHS, Felipe. Educação física e saúde coletiva – políticas de formação e perspectivas de intervenção. Série esporte, lazer e saúde. 2.ed.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.
FRANKLIN, Barry A., WHALEY, Mitchell H. e HOWLEY, Edward T. (eds.) Recursos do acsm para o personal trainer. Tradução: Giuseppe Taranto. Rio de Janeiro; Guanabara Koogan, 2006.
GONÇALVES, Aguinaldo (org.). Conhecendo e discutindo saúde coletiva e atividade física. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
MELO, Marco Túlio de e TUFIK, Sergio. Atividade física, exercício físico e aspectos psicobiológicos. Rio de Janeiro; Guanabara koogan, 2004.
NAHAS, Markus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina, PR: Midograf 2001.
OLIVA, Alberto. Cabe ainda invocar o método científico universal? In SOUZA. Alicia Navarro de e PITANGUY, Jacqueline. (orgs.) Saúde, corpo e sociedade. Série Didáticos. Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2006.
OLIVEIRA, Joselina LM, GÓES, Thiago JS, SANTANA, Thaiana A, TRAVASSOS, Thiago F, TELES, Lívia D, ANDRADE, Fernando D Anjos, NASCIMENTO JUNIOR, Adão C, ALVES, Érica O, BARRETO, Martha A, BARRETO-FILHO, José A, D’’OLIVIERA JUNIOR, Argemiro and SOUZA, Antônio CS. Chronotropic incompetence and a higher frequency of myocardial ischemia in exercise echocardiography - Research Open Access, Cardiovascular Ultrasound, 2007, 5:38, p. 1- 9. Disponível em http://sociedades.cardiol.br/socerj/area-cientifica.asp acesso: 2 junho 2010.
ORTIZ, Marcelo Janini e MELLO, Marco Túlio. Prescrição de Treinamento Físico e Aspectos Psicobiológicos In MELLO, Marcelo Janini de e TUFFIK, Sérgio. Atividade física, exercício físico e aspectos psicobiológicos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
PELLEGRINOTTI, Idico L. Performance humana: treinamento e qualidade de vida. In MOREIRA, Wagner Wey E SIMÕES, Regina (orgs.) Esporte como fator de qualidade de vida. Piracicaba/SP: Unimep, 2002.
PIRES, Giovani de Lorenzi. Educação física e o discurso midiático abordagem crítico-emancipadora. Ijuí/RS: Editora Unijuí, 2002.
PITANGA, Francisco José Godim. Atividade física e saúde. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1998.
POLITO, Marcos Doederlein et al . Efeito de 12 semanas de treinamento com pesos sobre a força muscular, composição corporal e triglicérides em homens sedentários. Rev Bras Med Esporte, Niterói, v. 16, n. 1, fev. 2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.hp?script=sci_arttext&pid=S1517-6922010000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 03 jun. 2010. Doi: 10.1590/S1517-86922010000100005.
POLLOCK, Michael L. e WILMORE, Jack H. Exercício na saúde e na doença – avaliação e prescrição para prevenção e reabilitação. 2. ed. Traduzido sob supervisão de: Maurício Leal da Rocha. Rio de Janeiro: MEDSI, 1993.
POWERS, Scott K. e HOWLEY, Edward T. Fisiologia do exercício - teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho. Revisão científica; Francisco Navarro e Reury F. P. Bacurau. Barueri/SP: Manole, 2000.
SANTOS, Boaventura Souza apud CORRÊA, Carlos Roberto e GONÇALVES, Aguinaldo. Saúde coletiva, atividade física e qualidde de vida. in gonçalves, Aguinaldo (org.). Conhecendo e discutindo saúde coletiva e atividade física. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
SEIDL, Eliane Maria Fleury; ZANNON, Célia Maria Lana da Costa. Qualidade de vida e saúde: aspectos conceituais e metodológicos. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 20, n. 2, abr. 2004 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.hp?script=sci_arttext&pid=S0102-11X2004000200027&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 08 maio 2010. Doi: 10.1590/S0102-311X2004000200027.
SHON apud MALDANER, Otavo Aloísio e SCHNETZLER, Roseli Pacheco. A necessária conjugação da pesquisa e do ensino na formação de professores e professoras. In CHASSOT, Attico e OLIVEIRA, Renato José de. (orgs.) Ciência, ética e cultura na educação. São Leopoldo/RS: Editora UNISINOS, 2001.
TAHARA. A. K, SCHWARTZ, G. M; SILVA K. A. Aderência e manutenção da prática de exercícios em academias. Revista brasileira de ciência e movimento. Brasília, v.11, n. 4, p. 7-12, out./dez 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.