Aplicação de uma ferramenta a base de alumina na usinagem do ferro fundido nodular
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2102Palabras clave:
ferramentas cerâmicas, usinagem a seco, ferro fundido nodular, desgaste de flancoResumen
Os processos de usinagem consomem bilhões de dólares no mundo. Estima-se que mais de 100 bilhões de dólares são gastos anualmente, e que esse total poderia ser reduzido em 20% se fossem escolhidas as condições e a ferramenta correta. Grandes partes dos valores gastos nos processos de usinagem são atribuídos às ferramentas e aos tempos improdutivos, sendo assim, melhorias nos processos de usinagem podem significar importante economia nos processos de usinagem. O trabalho tem como objetivo a avaliação do desempenho da ferramenta a base de alumina na usinagem do ferro fundido nodular utilizando Vc=200, 300 e 500 m/min, ap=0,50 mm e f=0,25 mm/rot. Os resultados foram obtidos em função de desgaste de flanco (Vb), rugosidade superficial (Ra e Ry) e comprimento de corte (Lc). Esses resultados mostraram que importantes avanços foram obtidos no desenvolvimento científico e tecnológico para o torneamento do ferro fundido nodular. Observou-se que com o aumento da velocidade de corte houve significativo aumento no comprimento de corte em função do desgaste de flanco. Esses resultados confirmam as expectativas do trabalho que teve como fundamento, testes de uma nova ferramenta cerâmica a base de alumina na usinagem do ferro fundido nodular, além de confirmar que com o aumento da velocidade de corte provavelmente há um aumento na temperatura, e nessa condição as ferramentas cerâmicas pode fazer uso do gráfico como fluido lubrificante. Em função disso podemos dizer que os resultados obtidos nesse trabalho são únicos e podem apresentar importantes reduções de custo no processo de usinagem desse material.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.