Água potável na escola: conhecendo, desenvolvendo e aplicando o método Sodis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2202Palabras clave:
desinfecção da água, água potável, SODIS, material de apoio didáticoResumen
Comunidades rurais, de forma geral, apresentam problemas em relação à qualidade da água que é utilizada para consumo, preparo de alimentos e higiene, pois essa água pode estar contaminada com micro-organismos patógenos provenientes de matéria fecal e outras fontes de poluição. Um método que se tem mostrado eficaz em colocar a água dentro dos padrões microbiológicos aceitáveis para consumo é a desinfecção solar da água (SODIS). Visando difundir o método para comunidades rurais, com fins de prover uma alternativa prática e de baixo custo, foi desenvolvido o guia para professores do Ensino Fundamental, em especial de escolas rurais, intitulado: ÁGUA POTÁVEL NA ESCOLA: Conhecendo, desenvolvendo e aplicando o método SODIS. É dividido em 4 partes: Parte 1: Considerações Iniciais – Trata dos objetivos e da motivação para proposta feita por este material; Parte 2: Água – É voltada para o aprofundamento do professor no tema, com informações gerais sobre rotas de contaminação e principais doenças associadas ao consumo direto da água, bem como informações específicas da região como, por exemplo, dados sobre a bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul; Parte 3: O SODIS –Explica ao professor o método de desinfecção solar da água (Solar Water Desinfection – SODIS), informa também aspectos técnicos e variáveis de indispensável na aplicação do método; Parte 4: Aulas – 7 aulas baseadas em um processo participativo que abordam os temas água, higiene e saúde, tendo como foco o trabalho do professor a ser desenvolvido com suas turmas. O guia é um material digital, em mídia de CD-ROM, e apresenta outros componentes além do próprio guia, como leituras adicionais, artigos científicos sobre a temática, legislações e links para sites.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.