Relação entre o Jornalismo e a Educação Ambiental: um estudo das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2238Palabras clave:
representações sociais, educação ambiental, jornalismoResumen
A legislação brasileira prevê por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais o estudo da Educação Ambiental nas escolas brasileiras desde a década de 90 (Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental). Com a intenção de levar o tema para os bancos escolares formais o governo criou políticas de inclusão do tema nas matrizes da educação básica e também no discurso de disciplinas do Ensino Médio. Pretende-se avaliar, com esta pesquisa, se há ou não falhas na captura e compreensão do que seria a Educação Ambiental. Diante da estipulação em força de lei da necessidade da compreensão destes assuntos dentro das escolas, faz-se mister compreender como a formação dos estudantes tem se efetivado, no que se diz respeito à Educação Ambiental. Para isso, esta pesquisa será desenvolvida na Escola Municipal Juarez Antunes. Assim, entendendo-se que a Educação Ambiental é algo necessário para a formação de um cidadão consciente ambientalmente, ou seja, sujeito ecológico (Lucy Sauvé, 1997; Carvalho, 2004), pretende-se compreender as representações sociais sobre meio ambiente para alunos do ensino fundamental e transeuntes de feiras livres. Daí propor uma forma de intervenção na modalidade de Educação Ambiental. Diante da estipulação em força de lei da necessidade da compreensão destes assuntos dentro das escolas, esta pesquisa será desenvolvida numa Escola Municipal em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. O desenho de pesquisa está ancorado nas Dimensões Novikoff (2010) e de natureza qualitativa visa à criação de um produto na forma de programa de TV que possa traduzir massivamente os conceitos científicos e de forma mais simples e direta. Assim, criar um programa televisivo de jornalismo científico para promover a democratização do saber sobre Educação Ambiental, com a participação popular e científica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.