Os jogos adaptados como prática pedagógica na Educação Física escolar: uma experiência na escola pública da periferia no Estado do Rio de Janeiro
Palabras clave:
educação física adaptada, deficiência, metodologiaResumen
O presente estudo teve por objetivo investigar os alunos do ensino médio e fundamental durante as aulas de educação física, cujo conteúdo aplicado foram os jogos adaptados, como uma alternativa pedagógica. O projeto foi desenvolvido no Colégio Estadual Prof. Murilo Braga, situado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Durante o segundo bimestre, do ano letivo de 2009. Aos esportes escolares, os mais comuns desenvolvidos na escola, foram adicionados os jogos adaptados para deficientes, como: futebol e corridas para cegos, lançamentos de disco, tênis de mesa para cadeirantes e voleibol para paraplégicos. Além dos alunos experimentarem estes tipos de esportes, eles sentiram a dificuldade dos deficientes e se solidarizaram com outras pessoas que se encontraram nesta condição. Desta forma os alunos passaram a perceber melhor os elementos a sua volta e puderam contribuir para a melhoria da sociedade. Esta experiência, portanto, foi fruto de pesquisa com perguntas abertas a fim de saber o que os alunos gostariam de ter como conteúdo nas aulas de educação física. Foi fruto também da execução das aulas referentes ao segundo bimestre, 2009. A partir da oficina de consulta aos jovens, foi gerado um questionário com questões de caráter quantitativo e submetido à direção e à coordenação pedagógica da escola.
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