A iniciação ao basquetebol nas escolas: uma proposta metodológica

Autores/as

  • C. D. Severino UniFoa – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. P. Almeida FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro.

Palabras clave:

Basquetebol, iniciação, ludicidade.

Resumen

Atualmente, há no âmbito escolar, especificamente na área de Educação Física, um número considerável de debates acerca das metodologias de ensino das modalidades esportivas. Envoltos por tais metodologias, os objetivos da iniciação esportiva ficam, por diversas situações, dependentes de tais questões, fato que acaba resultando na falta de questionamento por parte dos professores acerca daquilo que é o principal foco do processo ensino aprendizagem: as necessidades, possibilidades e interesses das crianças e adolescentes que fazem parte de um programa de iniciação esportiva. Sendo assim, parece ser fundamental a necessidade da existência de objetivos claros que norteiem a prática do docente de Educação Física, os quais devem estar sintonizados com os princípios pedagógicos que regem as suas ações. Diante de tal perspectiva, entende-se que a criança não necessita de elementos que lhe dê especialidade quantos aos aspectos técnico, tático ou físico do jogo, especificamente o de basquetebol, mas que o familiarize com estes. Isto porque, acredita-se que o interesse da criança está mais próximo de jogar livremente, experimentar o jogo, conhecer e criar movimentos, conviver e brincar com outras crianças. Em relação ao basquetebol, torna-se importante que a criança seja o sujeito de um processo que a leve ao entendimento do jogo, bem como das suas particularidades, tendo em foco a importância da relação consigo e com o próprio meio. Dentro deste contexto, se faz presente o conhecimento dos fundamentos básicos do jogo que devem permitir que o aluno tenha espaço para manifestações individuais, sem abrir mão da importância do coletivo. A proposta deste estudo é fazer uma abordagem acerca dos assuntos pertinentes ao ensino de habilidades do basquetebol em âmbito escolar bem como o desenvolvimento de competências por intermédio dos estudos em pedagogia do desporto que abrangem a iniciação esportiva, especificamente no basquetebol. Diante desta abordagem, o estudo tem como objetivo estabelecer uma proposta metodológica com base em aspectos lúdicos e que vir a possa orientar o processo de aprendizagem dos fundamentos básicos no processo de iniciação na modalidade Basquetebol nas escolas.

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Publicado

2019-02-04

Cómo citar

SEVERINO, C. D.; ALMEIDA, R. P. A iniciação ao basquetebol nas escolas: uma proposta metodológica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 3, n. 1 esp, p. 11, 2019. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2664. Acesso em: 10 may. 2024.

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