Seleção de fio de aço inox utilizado na haste do aparelho intra oral de pacientes em tratamento de ronco e apneia do sono
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v1.n2.279Palabras clave:
apneia do sono, aparelhos orais, fio ortodôntico.Resumen
O presente trabalho pretende mostrar uma visão abrangente da apneia obstrutiva do sono, um problema decorrente da obstrução das vias aérea superiores durante o sono, pelo colapso da parede posterior da faringe com o palato mole e o dorso da língua. Os aparelhos orais tem se destacado como um dos mais aceitos pelos pacientes, atuando de forma a avançar a mandíbula, levando a uma abertura maior da passagem aérea e impedindo o colapso dessas estruturas. O avanço mandibular provocado pelo aparelho deve ser feito com o máximo de cuidado para que não enhamos problemas de ordem funcionais como Distúrbios Temporo mandibular (DTM), mudança ortodôntica, dores de ordem crônica. O aparelho estudado é um monobloco polimérico e seu mecanismo de avanço é um sistema metálico nox de 1,0mm de diâmetro, contendo curvas em um design que permite avanços e recuos que devem ser controlados pelo entista. Análises mecânicas nos fios metálicos permitirão amenizar as modificações que ocorrem ao longo da utilização do aparelho, deste modo, diminuir a intervenção do dentista durante a utilização do aparelho.
Descargas
Citas
LITTNER, M. Polysomnography in the diagnosis of the obstructive sleep apnea-hypopnea syndrome. Chest, Northbroke, v. 118, n. 2, p. 286-288, Aug., 2000.
MAURICE, J. et al. Effects of mouth opening on upper airway colapsibility in normal sleeping subjects. Am J Respir Crit Care Med, New York, v. 153, n. 1, p. 255-259, Jan., 1996.
SILVA, A.B. Os distúrbios do sono podem ser diagnosticados precocemente? In CARDOSO, R.J.A.; *GONÇALVES, E.A.N. Ortodontia /ortopedia funcional dos maxilares, São Paulo, Artes Médicas, 2002, 322 p.
STEERS, W.D.; SURATT, P.M. Sleep apnea as a cause of daytime and nocturnal enuresis. Lancet, Oxford, v. 349, n.9065, p. 1604, May, 1997.
THORNTON, W. K. Should the dentists independently assess and treat sleep-disordered breathing? J Calif Dent Assoc, San Francisco, v. 26, n. 8, p. 599-608, Aug., 1998.
VEIS, R. W. Snoring and sleep apnea from dental perspective. J Calif Dent Assoc, San Francisco, n.8, p. 557-565, Aug., 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.