As novas tecnologias no ambiente escolar: resposta dos professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com relação a Educopédia

Autores/as

  • Glhevysson dos Santos Barros Unigranrio
  • Glaucia Regina da Silva Santos Unigranrio

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n41.2941

Palabras clave:

Tecnologias. Educação física. Docentes.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa quantitativa que relata os impactos das novas tecnologias no ambiente escolar, em especial a Plataforma Educopédia e de que forma os professores de Educação Física da Rede Municipal do Rio de Janeiro lidam com essas novas ferramentas. Além disso, ressalta a importância dessas novas possibilidades tecnológicas para a formação continuada desses docentes, que além de possibilitar a aprendizagem da utilização das tecnologias, articula a construção de uma metodologia na qual as mídias tecnológicas podem ser recursos didáticos. Para tanto, apresenta-se o questionário aplicado a esses professores e gráficos ilustrativos através dos quais se tem acesso ao resultado dessa pesquisa junto aos referidos docentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glhevysson dos Santos Barros, Unigranrio

Professor da SME-RJ

Glaucia Regina da Silva Santos, Unigranrio

Professora da SME-RJ

Citas

ALARCÃO, I. Escola Reflexiva e a Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ALVES, M. S.; RILEY, L. W.; MOREIRA, B. M. A case of severe pancreatitis complicated by Raoultella planticola infection. Journal of Medical Microbiology, Edinburgh, v. 56, p. 696-698, 2007.

ALVES, R.F.; BRASILEIRO, M.C.E.; BRITO, S.M.O. Interdisciplinaridade: um conceito em construção. Episteme, Porto Alegre, n. 19, p. 139-148, 2004.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

GUERREIRO, J.R.G.; BATTINI, O. Novas Tecnologias na Educação Básica: desafios ou possibilidades? Disponível em <http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos>. Acesso em: 16 fev. 2019.

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

JUNIOR, J. B. B.; CARVALHO, H. V.; CHAHINI, T. H. C. Educação básica e o uso das Tecnologias digitais: Percepções e perspectivas. Educere et Educere. v. 11, n. 22, p. 1-11, 2016.

MAIA, D. L.; BARRETO, M.C. Tecnologias digitais na educação: uma análise das políticas públicas brasileiras. Revista educação, formação & tecnologias, v. 5, n. 1, p. 47‐61, 2012.

MORAES, D.A.F.; OLIVEIRA, D.E.M.B.; BROIETTI, F. C. D.; STANZANI, E.L. O uso das tecnologias digitais por professores da escola básica: realidades do contexto educativo. B. Tec. Senac, Rio de Janeiro, v. 41, n. 2, p. 48-63, 2015.

Publicado

2019-12-03

Cómo citar

BARROS, Glhevysson dos Santos; SANTOS, Glaucia Regina da Silva. As novas tecnologias no ambiente escolar: resposta dos professores de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro com relação a Educopédia. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 41, p. 77–83, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n41.2941. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2941. Acesso em: 10 may. 2024.

Número

Sección

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artículos similares

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.