Sistematização do Ensino Médico Francês The systematization of the Medical Teaching in France
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n7.911Palabras clave:
Medical Education HistoryResumen
Os autores discutem o ensino médico na França descrevendo os critérios de admissão e conclusão do curso médico, normatizados pelo Conselho Nacional da Ordem dos Médicos (CNOM). Avalia o papel do médico e do diploma no mercado de trabalho da França moderna.Descargas
Citas
ALMEIDA, F.J. Avaliação educacional em debate: experiências no Brasil e na França. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
ATALLAH, A. O médico e seu trabalho. Brasília: Conselho Federal de Medicina, 2005.
CAMPÀ, A. L’école general em France. Paris: Hachette Livre, 2001.
CONSEIL NATIONAL DE L’ORDRE DES MEDECINS (CNOM). Les courses des études medicales, 2007. Disponível em www. conseil-national.medicin.fr, acesso em 04/08/2008.
FAHRER, M. Politics and medical education in the times of french revolution, Napoleon and restoration. N.Z.J.Surg. 69: 289-292, 1999.
GOLLIAU, C. Les diplômes qui marchent. Paris: Le point,1834, Novembre, 2007.
JOLLIE, C. Medical education and training in France. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Nova Lisboa. Tèse du doctorat. Lisboa, 2004.
MARSEILLE, J. Education: la tragédie nationale. Paris: Le point, 1812, Juin, 2007.
PERRENOUD, P. Dix nouvelles compétences pour enseigner. Paris: ESF éditeur, 1999.
POULET, B. L’hôpital: comment nous seront soignés demain?. Paris: L’expansion, 717, Mars, 2007.
SEGOUIN, C. Country report: medical education in France. Medical Education, 41: 295-301, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.