Quadra escolar: que espaço é esse?

Autores

  • Danielle Rosa Pedro Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Silvio Henrique Vilela Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palavras-chave:

Espaço, cultura, quadra escolar

Resumo

Este trabalho procura discutir diferentes atribuições feitas ao espaço da quadra escolar. Primeiramente definimos o espaço em sua dimensão geográfica, posteriormente, associamos o corpo que age nesse espaço através da linguagem de símbolos encontrada nas diferentes culturas. Em outro momento da pesquisa, observamos sistematicamente o espaço de três escolas distintas, utilizando a etnografia como metodologia e o caderno de campo como instrumento de coleta de dados, isto para a interpretação da “teia” de acontecimentos que são produzidos durante a estada dos alunos nesse local. No quadro teórico trabalhamos com dois autores que embasaram a compreensão e discussão da questão do espaço e das ações simbólicas do corpo. Respectivamente Milton Santos e Clifford Geertz. E quando nos detemos nas questões referentes ao currículo oculto da escola, percebemos que técnicas, táticas, valores, culturas, aprendizagens motoras são transmitidas no momento em que as aulas estão sendo realizadas. Porém o que podemos ver também é que esse tão rico espaço contribui para um aluno mais crítico, mais conhecedor da vida social e, conseqüentemente, mais consciente de seu papel na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-07-2018

Como Citar

PEDRO, Danielle Rosa; VILELA, Silvio Henrique. Quadra escolar: que espaço é esse?. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 24, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1649. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Especial Educação Física

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.