Relação entre o Jornalismo e a Educação Ambiental: um estudo das representações sociais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2238Palavras-chave:
representações sociais, educação ambiental, jornalismoResumo
A legislação brasileira prevê por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais o estudo da Educação Ambiental nas escolas brasileiras desde a década de 90 (Lei N° 9.795 – Lei da Educação Ambiental). Com a intenção de levar o tema para os bancos escolares formais o governo criou políticas de inclusão do tema nas matrizes da educação básica e também no discurso de disciplinas do Ensino Médio. Pretende-se avaliar, com esta pesquisa, se há ou não falhas na captura e compreensão do que seria a Educação Ambiental. Diante da estipulação em força de lei da necessidade da compreensão destes assuntos dentro das escolas, faz-se mister compreender como a formação dos estudantes tem se efetivado, no que se diz respeito à Educação Ambiental. Para isso, esta pesquisa será desenvolvida na Escola Municipal Juarez Antunes. Assim, entendendo-se que a Educação Ambiental é algo necessário para a formação de um cidadão consciente ambientalmente, ou seja, sujeito ecológico (Lucy Sauvé, 1997; Carvalho, 2004), pretende-se compreender as representações sociais sobre meio ambiente para alunos do ensino fundamental e transeuntes de feiras livres. Daí propor uma forma de intervenção na modalidade de Educação Ambiental. Diante da estipulação em força de lei da necessidade da compreensão destes assuntos dentro das escolas, esta pesquisa será desenvolvida numa Escola Municipal em Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. O desenho de pesquisa está ancorado nas Dimensões Novikoff (2010) e de natureza qualitativa visa à criação de um produto na forma de programa de TV que possa traduzir massivamente os conceitos científicos e de forma mais simples e direta. Assim, criar um programa televisivo de jornalismo científico para promover a democratização do saber sobre Educação Ambiental, com a participação popular e científica.
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