Canhotos e procedimentos médicos – uma reflexão sobre a necessidade de adaptação de instrumentais e de treinamentos acadêmicos específicos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2289Palavras-chave:
educação médica, lateralidade funcional, aptidãoResumo
Há muito se tem questionado sobre diferenças entre destros e canhotos. Na população geral, cerca de 10% das pessoas usam a mão esquerda para escrever. Não há consenso na literatura sobre essas diferenças nos aspectos neurocognitivo, de aprendizado e em relação a funções motoras. No geral, a condição de canhoto num ambiente para destros apresenta desvantagens relacionadas principalmente a habilidades manuais. Para que o aprendizado na área médica seja satisfeito, além de embasamento teórico, o treinamento de habilidades manuais deve ser contemplado. Neste aspecto, atenção especial deve ser dispensada aos canhotos, dadas suas limitações práticas e necessidades adaptativas. O objetivo deste estudo foi verificar limitações dos acadêmicos de medicina e médicos canhotos em procedimentos e possibilidades de adaptação de instrumentais e treinamentos específicos para estes. Foi realizada pesquisa bibliográfica de artigos relacionados ao objeto de estudo, publicados e disponíveis nas bases de dados PubMed, Cochrane e Scielo até junho de 2011. Foram localizados 21 artigos: 11 versaram sobre dificuldade dos canhotos na prática cirúrgica, 4 sobre adaptações do programa de residência médica e 6 apresentaram técnicas e/ou materiais adaptados para canhotos. A maior parte dos artigos dedicou-se a problemas no treinamento e no procedimento cirúrgico. Apesar de trabalhos mostrarem adaptações, os instrumentos cirúrgicos em geral não são adaptados aos canhotos e seu uso requer treinamento ambidestro. Foi concluído que o treinamento precoce, com instrumentos adaptados aos canhotos, talvez reduza os inconvenientes no aprendizado desses cirurgiões. A dominância esquerda é um desafio nas áreas que necessitam habilidades motoras específicas. É necessário pesquisa de campo para proposta de modificações em currículos médicos no nosso país.
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