Informar ou determinar? – Liberdade de imprensa, propaganda política e jornalismo político
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n2%20Esp.2344Palavras-chave:
eleições, telejornais, Rede Globo, manipulaçãoResumo
O contexto das eleições presidenciais de 2010, polarizada entre a candidatura de Rousseff e de Serra, estimulou a realização deste projeto. Pretendíamos verificar a parcialidade ou imparcialidade de alguns dos principais telejornais da Rede Globo durante o processo eleitoral e se tais atitudes surtiriam algum efeito nas intenções de voto. Partimos de uma reflexão histórica sobre as relações entre mídia e política, detendo-nos principalmente no caso das eleições de 1989, com a edição do último debate do segundo turno entre Collor e Lula na Rede Globo, a qual teria favorecido o primeiro. Analisamos a literatura que investigou a influência da mídia na definição do voto em eleições anteriores e acompanhamos diariamente o Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. O grupo de pesquisa reuniu-se semanalmente avaliando e debatendo as possíveis situações que poderiam configurar favorecimento ou desfavorecimento de algum dos candidatos. As primeiras conclusões vieram da bibliografia, que tem ressaltado que o posicionamento político das mídias não foi definitivo na definição das intenções de voto, tomando como parâmetro as eleições de 2006, em que a despeito das matérias e editoriais diários que acusavam o governo Lula de corrupção não impediram sua reeleição já anunciadas nas pesquisas eleitorais. Com a análise dos telejornais constatou-se a existência de um padrão comum de tratamento aos dois candidatos principais, sem o uso de palavras ostensivamente agressivas ou elogiosas, fato atribuído aos eventos das eleições anteriores, onde tais posicionamentos foram mais evidentes. Frequentemente a percepção de tais manipulações pelos telejornais surgiu associada aos posicionamentos políticos de quem as percebia. Percebe-se, ao final, que é o próprio jornalismo que aparece transformado em função dos resultados dos últimos pleitos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.