Atlas digital 3D de embriologia humana

Autores

  • T. S. S. Lima UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • B. S. Domingues UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. F. Lauriano UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. S. Rico Junior UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. M. C. Ferreira UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. Villardo UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • S. K. A. Honório UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • V. H. C. Benalia UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • N. R. Santos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. C. P. Almeida UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • A. O. R. Villela UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. F. O. Guerra UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • P. B. Moraes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. V. Amaral UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. T. Cury UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. Q. Rocha Neto UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. T. Souza UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. R. Mota UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. A. F. Fernandes UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • R. T. Santos UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • D. B. Gonçalves UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • T. C. Carvalho UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • M. A. R. Gouvêa UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • J. C. S. Aragão UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
  • C. Y. Utagawa UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda

Palavras-chave:

embriologia humana, tecnologia da informação e comunicação, ensino de ciências da saúde, material didático

Resumo

A abordagem do tema sobre o desenvolvimento humano requer uma maior abstração do estudante no que concerne a compreensão e visualização tridimensional dos diversos estágios embrionário e fetal. Isso requer a utilização de novos recursos didáticos ou ferramentas que os apoiem, principalmente as que não utilizem material humano. O objetivo desse projeto foi elaborar material didático com recursos de tecnologia de informação em 3D para abordagem da temática de Embriologia Humana. A elaboração do material foi coletiva, com uma equipe multidisciplinar composta por professores e alunos dos cursos de Medicina, Design, Sistemas de Informação, Letras e Comunicação Social do UniFOA, valorizando assim a contribuição de cada processo na construção do material. Softwares de animação e construção 3D como Autodesk 3DS Max, Autodesk Mudbox e Adobe Flash ProCs3 foram utilizados na elaboração do livro digital. O áudio do projeto foi desenvolvido pela ACI Agência de Comunicação Integrada do Curso de Comunicação Social. Os textos dos capítulos e as correções gramaticais estão concluídos. A construção dos modelos tridimensionais foi finalizada e a etapa atual está focada na animação dos modelos tridimensionais, na produção do áudio e na confecção final do livro. Um dos pontos positivos em relação ao trabalho foi a interdisciplinaridade e a construção coletiva. A terminologia técnica foi a maior dificuldade para os alunos do curso de Letras durante a correção dos textos e, para os alunos do curso de Design, a compreensão dos objetos a serem construídos. Temas como semiótica e reforma ortográfica tiveram que ser debatidos entre os alunos e professores dos diferentes cursos, tornando o projeto um aprendizado ainda maior para o grupo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

14-08-2018

Como Citar

LIMA, T. S. S. et al. Atlas digital 3D de embriologia humana. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1esp, p. 85, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/2462. Acesso em: 24 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>