Estudo da viabilidade técnica do concreto produzido com entulho da construção civil
Resumo
A Resolução Nº 307, de 5 de julho de 2002 do CONAMA estabelece diretrizes, critérios procedimentos para a gestão dos resíduos sólidos da construção e demolição civil. Send assim, foi criada uma proposta de reciclagem para o setor que venha a sanar o grand problema ambiental e de infra-estrutura. Esse estudo tem como objetivo analisar a propriedades mecânicas e desgaste à abrasão do concreto não estrutural fabricado co agregados oriundos do entulho. Partindo de estudos já realizados, que indicam a grand variabilidade da porção de entulho em seus diferentes locais de recolhimento, dividimos mapa da cidade de Volta Redonda em partes identificadas por sistema d Geoprocessamento. O material passa por uma separação manual que logo identifica os materiais que nã devem compor a porção final como metais, gesso, madeira, etc. Logo após, esse materi passa por uma britagem para acerto da granulometria e substituir os agregado convencionais que irão compor a mistura geradora do concreto. Os resultados j alcançados são satisfatórios, visto o fato do concreto não ser estrutural. Com a devid análise de projetos, podemos concluir que o concreto fabricado a partir da utilização d entulho, atende parte significativa da necessidade por concreto não estrutural nesta obras: pisos e calçadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.