Repercussões do Enade: análise do conceito de qualidade do ensino em educação física nos cursos da região sulfluminense
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2004Palavras-chave:
avaliação do ensino superior, Educação Física, ENADE, políticas públicas, qualidade da educaçãoResumo
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), instrumento de avaliação integrante do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), tem sido alvo de muita polêmica e, assim como seu antecessor - o PROVÃO - tem sido refutado por discentes e docentes de todo o Brasil, principalmente, pela proporção que seus resultados promovem. Para o MEC, esse resultado expressa o conceito de “qualidade de educação superior”, contudo, esse conceito de qualidade parece estar desarticulado da processualidade da avaliação estampada pela legislação pertinente. Assim, questiona-se qual é a concepção de qualidade de ensino impressa pelo ENADE e que tem sido referência para os currículos dos cursos graduação e, como é o foco desta pesquisa, dos Cursos de Educação Física. Na região Sul-fluminense, os três cursos de Educação Física obtiveram notas satisfatórias, mas ainda assim, entende-se que há necessidade de investigar que tendências e dispositivos produzem a concepção de qualidade de educação nesses cursos. Para a compreensão e análise do conceito de qualidade de ensino, buscar-se-á apreender a totalidade do fenômeno, mediante a historicidade posta pela mediação e articulação da legislação com os diferentes atores que compõem o cenário do ensino superior brasileiro. Dessa forma, as conexões, contradições, convergências e desvios encontrados no panorama das políticas públicas para avaliação do ensino superior constituirão pistas que contribuirão para a produção desta pesquisa bibliográfica e documental, e darão as condições necessárias para subsidiar o entendimento daquilo que é colocado como “qualidade de ensino” para os estudantes de educação física.
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