Avaliação formativa entre alunos de medicina do quinto período
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2205Palavras-chave:
avaliação formativa, dissertação estruturada, imagemResumo
O processo de formação dos médicos tem sido objeto de debates. Neste contexto emergiram novas alternativas pedagógicas, cujo foco principal centra-se no aluno com forte envolvimento do raciocínio clínico. A avaliação formativa tem sido uma opção: os erros cometidos pelos estudantes são utilizados como uma oportunidade para aprender. O objetivo desse estudo é descrever os diferentes aspectos da avaliação formativa e somativa no quinto período na disciplina de Imagenologia. Quarenta e dois alunos participantes foram submetidos a um exame de múltipla escolha. Após sete dias eles se submeteram ao método formativo, apresentando casos clínicos reais e imagens radiológicas com alterações. Após o resultado das duas avaliações os exames foram devolvidos. Uma semana após, os alunos apresentaram uma dissertação estruturada para cada resposta errada. Após a correção da dissertação, pontos adicionais foram dados para cada resposta correta. O grau de dificuldade, a média final de ambos os exames e a resposta dos alunos foram comparados. O grau de dificuldade da avaliação formativa foi maior, porém o recurso da correção através de uma dissertação estruturada permitiu a recuperação da nota, através da busca da fundamentação para suas respostas na literatura científica, proporcionando um aprendizado pleno, através do reconhecimento das alterações na imagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.