Implementação de trilhas ecológicas como ferramenta para educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2222Palavras-chave:
trilhas ecológicas, educação ambiental, biodiversidadeResumo
O objetivo deste estudo foi implementar trilhas interpretativas, em um Parque Natural, produzindo placas interpretativas, servindo como ferramenta para utilização em Projetos de Educação Ambiental (EA). Este estudo se justifica pela importância das trilhas ecológicas residirem em estimular alunos acerca da preservação da natureza, o que deveria ser providencial em um país como o Brasil, onde há uma alta diversidade biológica e uma grande escassez de recursos. O estudo foi realizado no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, localizado no Município de Volta Redonda, Estado do Rio de Janeiro. A área compreende 211 ha e constitui-se no maior remanescente de Mata Atlântica do município. Foram feitas excursões semanais, para reconhecimento aos locais pretendidos, utilizando caminhos abertos ou semi-abertos. Foram selecionadas 23 espécies arbóreas de importância ecológica, para produção de 80 placas, produto deste estudo, sendo distribuídas alternadamente ao longo das trilhas e em áreas selecionadas para dinâmicas educativas, lazer e descanso. Consideramos que as trilhas ecológicas possuem enorme potencial para promover projetos de EA, sendo locais ideais para aulas práticas de campo, buscando a conscientização e sensibilização quanto a preservação da biodiversidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.