Contexto sociofamiliar e Transtorno do Espectro do Autismo no município de Rio das Flores

Autores

  • Marco Antonio Figueiredo Guedes Professor no CAPNEE e Estadual, Mestre em Ciências da Educação Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Fernando Pessoa - Portugal https://orcid.org/0000-0002-9975-1968

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3841

Palavras-chave:

Família. Contexto sociofamiliar. Autismo.

Resumo

O presente estudo abordou a realidade da família com filhos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), como unidade sociofamiliar em diferentes contextos. A presente investigação, com metodologia qualitativa e exploratória, objetivou entender e analisar as dificuldades das famílias no enfrentamento das demandas no meio social e familiar dos seus filhos com TEA, no município de Rio das Flôres, no interior do Estado do Rio de janeiro (RJ), Brasil. O estudo teve a participação de três famílias com filhos entre os 11 e os 13 anos de idade. A pesquisa foi realizada nas residências dos participantes, por meio de questionário sociodemográfico e entrevista com  os pais, com posterior análise de conteúdo do discurso em profundidade.  Os resultados indicam o quanto é impactante o diagnóstico da TEA na família, iniciando com a insistência em obter respostas, e caracterizado por um longo período de tempo para se chegar, finalmente, ao diagnóstico. Também foi observado que as famílias não tem apoio. O filho com TEA sofre, na percepção dos pais,  preconceito e negação dentro da família e na escola, afetando seu convívio social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio Figueiredo Guedes, Professor no CAPNEE e Estadual, Mestre em Ciências da Educação Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Fernando Pessoa - Portugal

Professor no CAPNEE e Estadual, como professor orientador do NAPES 

Mestre em Ciências da Educação Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Fernando Pessoa - Portugal

Referências

ANDRADE, A. A.; TEODORO, M. L. M. Família e Autismo, uma Revisão da Literatura. Contextos Clínicos, 5(2)133-142, julho-dezembro 2012. Unisinos. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/contextosclinicos/article/view/ctc.2012.52.07. Acesso em: 21 maio 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/ctc.2012.52.07

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. Tradução Maria Inês Corrêa Nascimento, et al. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Disponível em: http://www.niip.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Manual-Diagnosico-e-Estatistico-de-Transtornos-Mentais-DSM-5-1-pdf. Acesso em: 22 maio 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, PT: Edições 70. 281 p. 2009.

CAMPOS, R. C. de. Transtorno do Espectro do Autismo. Sessões Clinicas em Rede Unimed. 2019. Disponível em: https://www.acoesunimedbh.com.br/sessoesclinicas/wordpress/wpcontent/uploads/2019/04/08.05-Sess%C3%B5es-Cl%C3%ADnicas_Espectro- Austista_.pdf. Acesso em: 22 maio 2021.

CHIOTE, F. A. B. Inclusão da criança com autismo na educação infantil: trabalhando a mediação pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2013.

CUNHA, Eugênio. Autismo e Inclusão: psicopedagogia práticas educativas na escola e na família. 7. ed. Rio de janeiro: Wak Ed., 2017.

D’ANTINO, M. E. F.; BRUNONI, D.; SCHWARTZMAN, J. S. Contribuições para a inclusão escolar de alunos com necessidades especiais: Estudos interdisciplinares em educação e saúde em alunos com Transtorno do Espectro do Autismo no município de Barueri - SP. Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo. 2015. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/6-pos-graduacao/upm higienopolis/mestrado-doutorado/disturbios_desenvolvimento/2018/periodicos/Contribui%C3%A7%C3%B5es_para_a_inclus%C3%A3o_escolar_de_alunos_com_necessidades_especiais.pdf. Acesso em: 05 jun. 2021.

FRANCO, V. Paixão-dor-paixão: pathos, luto e melancolia no nascimento da criança com deficiência. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 18(2):204-220. 2015b. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142015000200204. Acesso em: 07 jun 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1415-4714.2015v18n2p204.2

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em educação no Brasil. In: Weller, W. & Pfaff, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, p. 29-38, 2011.

GONZÁLEZ-REY, L. F. Pesquisa qualitativa e subjetividade: Os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005a.

KIM, J. Y.; SON, M. J.; SON, C. Y.; RADUA, J.; EISENHUT, M.; GRESSIER, F.; KOYANAGI, A.; CARVALHO, A. F.; STUBBS, B.; SOLMI, M.; RAIS, T. B.; LEE, K. H.; KRONBICHLER, A.; DRAGIOTI, E.; SHIN, J. I.; FUSAR-POLI, P. 2019. Environmental risk factors and biomarkers for autism spectrum disorder: an umbrella review of the evidence. The lancet. Psychiatry, 6 (7), 590–600. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(19)30181-6 Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S2215036619301816. Acesso em: 12 jun 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/S2215-0366(19)30181-6

MACHADO, M. S.; LONDERO, A. D.; PEREIRA, C. R. R. Tornar-se família de uma criança com Transtorno do Espectro Autista. Contextos Clínicos, 11(3):335-350, setembro-dezembro, 2018. Unisinos. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cclin/v11n3/v11n3a06.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.4013/ctc.2018.113.05

MADEIRA, H. I. B. Reações das famílias ao diagnóstico da criança com Perturbações do Espectro do Autismo: um estudo exploratório. Évora, Portugal. Dissertação de Mestrado, Universidade de Évora, 117, p. 2014. Disponível em: http://rdpc.uevora.pt/handle/10174/11503. Acesso em: 20 jun. 2021.

NARDONE, S.; ELLIOTT, E. A interação entre o sistema imunológico e a epigenética na etiologia dos transtornos do espectro do autismo. Frontiers in neurcience, 10, 329, 2016. https://doi.org/10.3389/fnins.2016.00329 Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4940387/. Acesso em: 23 jun 2021.

NATIONAL CENTER FOR CONGENITAL DEFECTS AND DEVELOPMENTAL DISABILITIES. Centers for Disease Control and Prevention 2020. 26 de março de 2020. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/autism/addm-community-report/executive-summary.html. Acesso em: 30 jun. 2021.

PINTO, R. N. M.; TORQUATO, I. M. B.; COLEET, N.; REICHERT, A. P. S.; NETO, V. L.S.; SORAIA, A. M. Autismo infantil: impacto do diagnóstico e repercussões nas relações familiares. Revista Gaúcha de Enfermagem, 37(3): e 61572, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000300413. Acesso em: 05 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.03.61572

PORTES, J. R. M.; VIEIRA, M. L. Coparentalidade no contexto familiar de crianças com transtorno do espectro autista. Psicol. Estud. v. 25, Maringá, Mar. 16, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722020000100205. Acesso em: 08 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v25i0.44897

RIBEIRO, S. H., PAULA, C. S. de BORDINI, D., MARI, J. J., CAETANO, S. C. Barriers to early identification of autism in Brazil. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2017, 39 (4),352-354. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbp/v39n4/1516-4446-rbp-1516444620162141.pdf. Acesso em: 15 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-4446-2016-2141

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Transtorno do Espectro do Autismo. Manual de Orientação. Departamento Científico de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento. Rio de Janeiro – RJ: Brasil, 2019. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21775c-MO_-_Transtorno_do_Espectro_do_Autismo.pdf. Acesso em: 19 jul. 2021.

TAYLOR, M. J.; ROSENQVIST, M. A.; LARSSON, H.; GILLBERG, C.; D'ONOFRIO, B. M.; LICHTENSTEIN, P.; LUNDSTRÖM, S. Etiology of Autism Spectrum Disorders and Autistic Traits Over Time. JAMA psychiatry, 77(9), 936–943, 2020. https://doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2020.0680. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32374377/. Acesso em: 04 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1001/jamapsychiatry.2020.0680

VARGAS, R. M.; SCHMIDT, C. Envolvimento parental e a inclusão de alunos com autismo. Acta Scientiarum. Education, 39(2), 207-217, 2017. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26423 Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/26423. Acesso em: 17 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v39i2.26423

XAVIER, J. S.; MARCHIORI, T.; SCHWARTZMAN, J. S. Pais em busca de diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo para o filho. Psicologia: Teoria e Prática, 21(1), 154-169, 2019. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/10861/7524. Acesso em: 20 jul. 2021.

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

GUEDES, Marco Antonio Figueiredo. Contexto sociofamiliar e Transtorno do Espectro do Autismo no município de Rio das Flores. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 17, n. 50, p. 1–12, 2022. DOI: 10.47385/cadunifoa.v17.n50.3841. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/3841. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.