Avaliação da Adequação do Almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) Evaluation of Lunch Adequation in a Feeding and Nutrition Unit (FNU) to the Worker Feeding Program (WFP)

Autores

  • Priscila Fonte Mattos Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n7.909

Palavras-chave:

UAN Done Menu Analysis PAT

Resumo

Em uma Unidade de Alimentação e Nutrição, a alimentação adequada é fundamental para a promoção da saúde do trabalhador e para o bom desempenho de suas funções. O Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT foi criado para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, ou seja, melhorar as condições nutricionais através da alimentação adequada. Foi publicada a Portaria n° 66, de 25 de agosto de 2006, que alterou os parâmetros nutricionais do PAT. Segundo essa portaria, as refeições principais como almoço, jantar e ceia devem conter de 600 a 800 kcal, podendo haver um acréscimo de 20% (400 kcal) em relação ao Valor Energético Total de 2000 kcal. Essas mudanças nos parâmetros do PAT foram resultados de  varios estudos que demonstraram que o programa não cumpria adequadamente seus objetivos de promover a saúde do trabalhador e a educação nutricional, sendo encontrados altos percentuais de aumento de peso e doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão em trabalhadores cobertos pelo PAT. O presente estudo avaliou a cardápio de cinco dias de uma UAN com o objetivo de verificar se as calorias diárias, assim como macronutrientes e NDPcal%, estavam de acordo com o PAT.  Concluiu-se que  as calorias diárias e macronutrientes pesquisados no cardápio realizado da UAN estavam em desacordo com os Parâmetros do PAT, estando de acordo somente o percentual protéico de um dia da semana e o NDPcal% de todos os dias analisados. Isso mostra que o cardápio do almoço da UAN ao invés de promover a qualidade de vida do trabalhador, pode piorar, fazendo com que há um aumento de peso dos trabalhadores e também aumento do risco de doenças crônicas não transmissíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MARANHÃO, P. A. e VASCONCELOS, R. M. Análise do cardápio servido no almoço de uma UAN de acordo com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Revista Nutrição em Pauta n.88, jan./fev. p. 56-61, São Paulo, 2008.

MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. Portaria Interministerial n°66, de 25 de agosto de 2006. Diário Oficial da União, 28 ago. 2006. Altera os parâmentros nutricionais do Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. Disponível em: http://www.mte.gov.br/Empregador/PAT/Legislacao/Conteudo/port66.pdf Acessado em: 26 de abril de 2008.

MTE – Ministério de Trabalho e Emprego. Programa de Alimentação do Trabalhador – PAT. Disponível em: http://www.mte.gov.br/PAT/ Acessado em: 26 de abril de 2008.

PINHEIRO, A.B.V. et al. Tabela para Avaliação de Consumo Alimentar em Medidas Caseiras. 5° edição. São Paulo: Atheneu, 2006.

TACO. Tabela de Composição de Alimentos. Versão 2 – Segunda Edição. Capinas – SP, 2006. Disponível em: www.unicamp.br/nepa/taco/ Acessado em: 26 de abril de 2008.

VANIN, M. et al. Adequação nutricional do almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição de Guarapuava – PR. Revista Salus – Guarapuava-PR. Jan./jun. 2007; 1 (1): 31-38.

VELOSO, I. S. e SANTANA, V. S. Impacto nutricional do Programa de Alimentação do Trabalhador no Brasil. Rev Panam Salud Publica/Pan Am J Public Health 11(1), 2002.

Downloads

Publicado

27-03-2017

Como Citar

MATTOS, P. F. Avaliação da Adequação do Almoço de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) Evaluation of Lunch Adequation in a Feeding and Nutrition Unit (FNU) to the Worker Feeding Program (WFP). Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 4, n. 7, p. 54–59, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v4.n7.909. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/909. Acesso em: 16 ago. 2022.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde