A educação ambiental na/para formação do eco-professor
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2198Keywords:
eco-professor, educação ambiental, aprendizagem significativa criticaAbstract
O projeto visa a formação inicial do eco professor, com a inclusão do tema Educação Ambiental no Curso de Licenciatura em Matemática no Ifes- Instituto Federal de Educação no Campus Cachoeiro de Itapemirim - IFES/CI. Considerando a emergência da discussão da Educação Ambiental para a formação do educador é preciso mobilizar esforços dos Pedagogos e professores na solução de uma proposta práxica que inclua o tema em questão. Daí questionarmos como promover a Educação Ambiental nos cursos de licenciatura de modo a gerar a aprendizagem significativa critica acerca da EA? O presente estudo terá estratégias metodológicas, a pesquisa bibliográfica e o experimento qualitativo. O desenvolvimento da pesquisa de natureza qualitativa consistirá na leitura de autores que desenvolvam pesquisas que perpassam a temática em estudo, a fim de embasar teoricamente a pesquisa. Na pesquisa será realizada entrevista individual com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do IFES. Na ocasião da aplicação dos questionários de sondagem e de avaliação de resultado, também serão registradas as imagens do processo por meio de fotos e filmagens. Após a coleta de dados, será realizada a organização e análise do material coletado, seguindo-se a interpretação dos resultados e a partir daí iniciaremos a revisão do material didático de apoio as oficinas, com o propósito de ajustar as atividades a realidade da formação do eco professor. A revisão de literatura inicia-se pela busca CAPES e Scielo com foco nos descritores: Eco professor. Educação Ambiental e Aprendizagem Significativa Critica. O principal objetivo é compreender o lugar da Educação Ambiental nos cursos de formação de professores como complemento curricular, com a finalidade de criar uma oficina pedagógica, mediada pela perspectiva da aprendizagem significativa critica, e a partir disso, Discutir a Educação Ambiental em seus aspectos epistemológicos, conceituais e metodológicos;
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.