Oficina educação e ecologia: plantando sementes e fortalecendo raízes
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n1%20Esp.2233Keywords:
oficina, educação, ecologiaAbstract
A Educação Ambiental tem representado uma ação educativa permanente pela qual as pessoas têm a tomada de consciência do tipo de relação que os homens estabelecem entre si e com a natureza. Mediante uma prática que vincula o educando a natureza podemos incentivar atitudes necessárias para sua preservação, desenvolvendo atividades que retratem a importância de sua participação no cuidado ao ambiente do qual faz parte. Com este objetivo foi desenvolvida uma oficina sobre o tema Educação Ambiental para alunos da Educação Básica. A oficina foi realizada em uma escola pública, no município de Barra Mansa, RJ e contou com a participação de alunos do ensino médio. Diferentes temas relacionados à natureza foram abordados, tais como: florestas, biodiversidade, preservação ambiental, flores, polinização e ecologia. Durante a oficina foram apresentados filmes sobre a preservação ambiental. Após a apresentação e discussão sobre os temas desenvolvemos uma dinâmica em grupo, utilizando-se da música I Gotta a Feeling. A cada parada da música, foram feitas perguntas aos grupos (equipes), referentes aos temas abordados. Cada equipe recebeu uma cor pré-determinada: azul, amarelo, rosa e vermelho. Os alunos ficavam em silêncio durante a pergunta e se posicionavam para a resposta. A equipe vencedora - azul respondeu ao maior número de perguntas. Ao final da Oficina, todos os alunos receberam sementes e mudas de plantas nativas da Floresta Atlântica como medida de incentivo ao plantio. As plantas estavam rotuladas com o nome científico e pela qual eram conhecidas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.