A iniciação ao basquetebol nas escolas: uma proposta metodológica
Keywords:
Basquetebol, iniciação, ludicidade.Abstract
Atualmente, há no âmbito escolar, especificamente na área de Educação Física, um número considerável de debates acerca das metodologias de ensino das modalidades esportivas. Envoltos por tais metodologias, os objetivos da iniciação esportiva ficam, por diversas situações, dependentes de tais questões, fato que acaba resultando na falta de questionamento por parte dos professores acerca daquilo que é o principal foco do processo ensino aprendizagem: as necessidades, possibilidades e interesses das crianças e adolescentes que fazem parte de um programa de iniciação esportiva. Sendo assim, parece ser fundamental a necessidade da existência de objetivos claros que norteiem a prática do docente de Educação Física, os quais devem estar sintonizados com os princípios pedagógicos que regem as suas ações. Diante de tal perspectiva, entende-se que a criança não necessita de elementos que lhe dê especialidade quantos aos aspectos técnico, tático ou físico do jogo, especificamente o de basquetebol, mas que o familiarize com estes. Isto porque, acredita-se que o interesse da criança está mais próximo de jogar livremente, experimentar o jogo, conhecer e criar movimentos, conviver e brincar com outras crianças. Em relação ao basquetebol, torna-se importante que a criança seja o sujeito de um processo que a leve ao entendimento do jogo, bem como das suas particularidades, tendo em foco a importância da relação consigo e com o próprio meio. Dentro deste contexto, se faz presente o conhecimento dos fundamentos básicos do jogo que devem permitir que o aluno tenha espaço para manifestações individuais, sem abrir mão da importância do coletivo. A proposta deste estudo é fazer uma abordagem acerca dos assuntos pertinentes ao ensino de habilidades do basquetebol em âmbito escolar bem como o desenvolvimento de competências por intermédio dos estudos em pedagogia do desporto que abrangem a iniciação esportiva, especificamente no basquetebol. Diante desta abordagem, o estudo tem como objetivo estabelecer uma proposta metodológica com base em aspectos lúdicos e que vir a possa orientar o processo de aprendizagem dos fundamentos básicos no processo de iniciação na modalidade Basquetebol nas escolas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.