Utilizando recursos das tecnologias da informação e comunicação para apoio ao ensino da disciplina expressão gráfica nos cursos de engenharia
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n16.1051Palabras clave:
Software Educativo Educação Matemática Geometria Descritiva Desenho GeométricoResumen
Este trabalho apresenta reflexões da utilização de recursos das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC – no apoio ao ensino da disciplina de expressão gráfica nos cursos de Engenharia. A disciplina expressão gráfica tem no seu conteúdo tópicos de desenho técnico e de geometria descritiva. A proposta apresenta a utilização das TIC em dois momentos: um com o uso do software GeoDescritiva e outro com a utilização de animações geradas especificamente para o curso a partir do software livre Régua e Compasso. A utilização dessa metodologia foi aplicada com alunos de cursos de engenharia elétrica, ambiental e de produção. Ao final do artigo são apresentados e discutidos os resultados do uso dessa metodologia em sala de aula.Descargas
Citas
Autoscreenrecorder. Disponível em: http://www.wisdom-soft.com/. Acessado em 10 de outubro de 2009. 2009.
Bolgheroni, W. & Silveira, I. F. Software Livre Aplicado ao Ensino de Geometria e Desenho Geométrico. Anais do XXVIII Congresso da SBC – WIE – Workshop sobre Informática na Escola, Belém, Pará, 2008.
Borba, M. C. & Penteado, M. G. - Informática e Educação Matemática - coleção tendências em Educação Matemática – Editora Autêntica, Belo Horizonte, Minas Gerais, 2001.
CARVALHO, C. V. A. Animação da construção de uma reta perpendicular - modo 2. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Us9JbWqDbdI. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011a.
CARVALHO, C. V. A. Animação da construção dos triângulos a partir dos lados. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=3yF9t9ImKKI. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011b.
CARVALHO, C. V. A. Animação da concordância entre dois segmentos convergentes, onde se conhece o ponto de interseção, com um arco Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=h4tQUDOoH3M. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011c.
CARVALHO, C. V. A. Animação da concordância entre duas retas paralelas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ndkJ8hl9aI4. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011d.
CARVALHO, C. V. A. Animação da concordância entre uma reta e um arco Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OctcTjELVZI. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011e.
CARVALHO, C. V. A. Animação da construção bissetriz de um ângulo formado por dois segmentos. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XIuEE38j9mk. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011f.
CARVALHO, C. V. A. Animação da construção de uma reta perpendicular - modo 1. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=MTbDrkq_BcM. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011g.
CARVALHO, C. V. A. Animação da construção de uma reta perpendicular - modo 3. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=XshZ2lGdjak. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011h.
CARVALHO, C. V. A. Animação do traçado de duas tangentes à um círculo passando por ponto externo comum as duas tangentes. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Wz4_zxDXDYM. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011i.
CARVALHO, C. V. A. Animação do traçado de uma tangente à um círculo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=6gi0deFsbA4. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011j.
CARVALHO, C. V. A. Animação do traço de uma reta paralela por um ponto exterior a uma reta. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=6gU1ygqCjVw. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011k.
CARVALHO, C. V. A. Software GeoDescritiva. Disponível em: http://www.cvac.eng.br/Geodescritiva/. Acessado em 30 de maio de 2011. 2011l.
CARVALHO, C. V. A., CARVALHO, J. V. Um software educacional gráfico e interativo para apoio ao estudo de tensões planas através do círculo de Mohr. Revista de Informática Mater Dei, v.4, p.1-12, 2008.
CARVALHO, C. V. A., CARVALHO, J. V., SILVA, J. C. da VAPD-2D - Simulador para Apoio ao ensino da Engenharia Ambiental. Revista Eletrônica TECCEN (on-line) Disponível em: http://www.uss.br/page/revistateccen.asp. , v.1, p.1 - 8, 2008.
CARVALHO, C. V. A.; MARTHA, L. F.; TEIXEIRA, W. FLUXOVENTO - Um simulador gráfico interativo para o estudo de ventilação em ambientes construídos. In: VII Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído (ENCAC), Maceió. ISBN: 85-89478-12-2. Maceió, v. 1. p. 350-360, 2005.
COHEN, M; MANSSOUR, I. OpenGL – Uma Abordagem Prática e Objetiva. Novatec, 2006.
Cornell, G., Strain, T. Delphi Segredos e Soluções. 1ª Ed. São Paulo: Makron Books, 1995.
Deslandes, S. F., Gomes, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo (organizadora). 25ª edição. Revista e atualizada. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Fischbein, E. Psycology and mathematics In: Nesher, P. & Kilpatrick, J. (ed.). Mathematics and cognition: a research synthesis by the international group for the psychology of mathematics education. Cambridge: Cambrige University Press, 1990. p. 1-13. ICMI Study Series, 1990.
Guillermo, O. E. P., Tarouco, L. M. R.; Endres, L. A. M. O Poder das Simulações no ensino de hidráulica. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre - Brasil; v. 3, n. 1, 2005 Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/index.html. Acessado em 10 de outubro de 2009.
Morgado, F.; Almeida, P., Ambiente Interactivo para o Ensino da Geometria Descritiva, Actas do VI Congresso Iberoamericano de Informática Educativa, Vigo, 2002.
Pretto, N., Políticas Públicas Educacionais no mundo contemporâneo. Liinc em Revista, v.2, n.1, março 2006, p.10 – 27. Disponível em: http://www.liinc.ufrj.br/revista/index-revista.htm. Acessado em 01 de outubro de 2009.
Régua e Compasso, Software Régua e Compasso, Disponível em: http://www.rene-grothmann.de/. Acessado em 10 de outubro de 2009, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.