União de Chapas na Indústria Automobilística Pelo Processo de Clinching Versus Processo de Solda Ponto
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n1%20(Esp.).1167Palabras clave:
Clinching, solda a ponto, Cisalhamento, ArrancamentoResumen
O presente trabalho objetiva comparar a união de chapas processo de clinching versus processo de solda ponto por resistência elétrica, onde foi realizado ensaios de resistência a arrancamento e cisalhamento de corpos de prova unidos por ambos processos. A caracterização metalografica demonstrou que a estrutura da chapa, tanto da união por clinching quanto por Solda a Ponto por Resistência Elétrica, apresentou variações significativas somente na região próxima a união, conforme era esperado. A união obtida por clinching foi de 27% do valor de FAMM (Força de Arrancamento Máxima Média) da união Solda a Ponto por Resistência Elétrica. A resistência ao cisalhamento da união por clinching foi de 40% do valor da resistência ao cisalhamento da união por Solda a Ponto por Resistência Elétrica. Em ambos os ensaios a união por Solda a Ponto por Resistência Elétrica mostrou ser mais resistente garantindo assim melhor união.Descargas
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