Programas de intervenção de educação nutricional no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v6.n1esp.1219Palabras clave:
Educação Nutricional Âmbito Escolar Pesquisa Qualitativa ProblematizaçãoResumen
Este estudo busca identificar o “estado da arte” dos trabalhos que tratam das intervenções de educação nutricional no meio escolar. Foram analisados 23 artigos, que se dividiram em três categorias: estudo epidemiológico em escolas, avaliação de aprendizagem de discentes e docentes e, educação nutricional nos Parâmetros Curriculares Nacionais e matriz curricular. Na primeira categoria notou-se que a obesidade era fator predisponente das patologias analisadas, na qual os autores concluíam que a educação nutricional é importante, sem propor ações de intervenção. Na segunda categoria foram aplicados questionários e outros métodos para avaliar o conhecimento de discentes e docentes sobre o tema, utilizando metodologia quantitativa em sua maioria. A última categoria propõe a inserção de temas transversais na matriz curricular do ensino fundamental, o que contribui para a promoção da saúde, já que um dos temas é saúde. Conclui-se que há carência de estudos nessa área, cujo objeto seja o processo de educação nutricional, além da falta da utilização da abordagem qualitativa como metodologia.Descargas
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