Relação da altura do selim com a estatura do indivíduo durante o ato de pedalar

Autores/as

  • Flávio Avelar de Almeida Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Luciano Cerqueira Schiavo Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Palabras clave:

Bicicleta, biomecânica, bike fit, ciclismo, lesões musculoesqueléticas

Resumen

O ciclismo tem se popularizado devido ao destaque de competições internacionais como o Tour de France, Giro d’Itália e Vuelta a Espanha. No Brasil, competições como a Copa América de Ciclismo, Copa da República de Ciclismo e Tour de Santa Catarina têm fomentado as pessoas a praticar o ciclismo. O propósito deste trabalho é abordar questões relacionadas à utilização da bicicleta pelo indivíduo. Esta revisão poderá contribuir para um entendimento a respeito da utilização inadequada da bicicleta, na medida em que chama a atenção do usuário que pode se tornar um instrumento em potencial para a ocorrência de lesões graves, quando não se considera a relação da altura do selim com a estatura vertical. A regulagem correta da bicicleta é conhecida como bike fit, que consiste numa técnica de ajuste dos componentes da bicicleta, baseando-se nos princípios da cinesiologia e biomecânica, de forma a proporcionar um melhor desempenho do conjunto ciclistabicicleta e corroborando na prevenção de lesões musculoesqueléticas (Di Alencar e Matias, 2009). Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi buscar na literatura existente, informações pertinentes voltadas para praticantes do ciclismo. O foco está nas matérias relacionadas à correta utilização da bicicleta e esclarecer aos usuários, os principais ajustes dos componentes da bicicleta a fim de proporcionar melhor conforto e desempenho do conjunto ciclista-bicicleta.

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Publicado

2018-07-18

Cómo citar

ALMEIDA, Flávio Avelar de; SCHIAVO, Luciano Cerqueira. Relação da altura do selim com a estatura do indivíduo durante o ato de pedalar. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 5, n. 1 Esp, p. 25, 2018. Disponível em: https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/1651. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Especial Educação Física

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