Pontos divergentes da Educação Física em Escolas Públicas e Privadas: a visão de professores do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.180Palabras clave:
Educação física escolar, ensino público, ensino privado, formação continuada.Resumen
A presente pesquisaaborda a Educação Física Escolar em instituições públicas e privadas, a partirda visão dos professores, objetivando a compreensão de possíveis pontos divergentesque ocorrem nas mesmas, por intermédio de uma entrevista semiestruturada, comseis docentes que atuam em Instituições de Ensino Superior da Região Sul Fluminense,bem como nas redes privada e pública da Educação Básica. Por se tratar de umapesquisa qualitativa, o foco baseia-se na descrição e interpretação dossignificados e experiências dos indivíduos com a maior precisão possível. Ficouexplícito, sob o olhar dos entrevistados, que existem distinções entre as instituiçõespúblicas e privadas, referentes à ação pedagógica, a parte infraestrutural e opapel atribuído às referidas escolas.Descargas
Citas
AGEE, Jane. Developing qualitative research questions: a reflective process.International Journal of Qualitative Studies, v. 22, n. 4, p. 431-447, 2009.Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1080/09518390902736512>. Acesso em: 15 Set. 2013.
ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
ANTUNES, Celso. 9 passos para uma escolar pública de excelente qualidade. Petrópolis - RJ: Vozes, 2013.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BOYLE, Spencer Earl et al. Physical activity among adolescents and barriers to delivering physical education in Cornwall and Lancashire, UK: a qualitative study of heads of PE and heads of schools. BMC Public Health, v. 8, n. 273, 2008. Disponível em :<http://www.biomedcentral.com/1471-2458/8/273>. Acesso em: 15 Set. 2013.
BRACHT, Valter et al. Pesquisa em ação: educação física na escola. 3. ed. Ijuí - SC: Editora Unijuí, 2007.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. 15. ed. Campinas - SP: Papirus, 2008.
CRUZ, Marlon Messias Santana; PALMEIRA, Fernanda Caroline Cerqueira. Construção de identidade de gênero da educação física escolar. RevistaMotriz, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 116-131, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1470/2224>. Acesso em: 15 Set. 2013.
DEMO, Pedro. Escola pública e escola particular: semelhanças de dois imbróglios educacionais. 2007. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/8096/1/ARTIGO_EscolaPublicaEscolaParticular.pdf>. Acesso em: 11 Junho 2013.
FOLLE, Alexandra et al. Carreira no magistério público e nível de qualidade de vida no trabalho docente em Educação Física. Revista Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 3, p. 210-221, jul/set. 2008. Disponível em:<http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/1396/1756>. Acesso em: 07 Maio 2013.
FRANÇA, Caroline Fernandes et al. Análise sobre a motivação dos professores de educação física escolar e a profissionalização da docência. 2012. Disponível em:<https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/vol-11/Vol11n1-2012/Vol11n1-2012-pag-71a80/Vol11n1-2012-pag-71a80.pdf>. Acesso em: 03 Abril 2014.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2005.
KANTERS, Michael A. et al. School sport participation under two school sport policies: comparisons by race/ethnicity, gender and socioeconomic status. 2012. Disponível em: <http://www.activelivingresearch.org/node/12620>. Acesso em: 11 Junho 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
NASSER, Sérgio Daniel. Conflitos entre escola pública e escola privada e suas repercussões no cotidiano escolar do estudante da escola pública. 2011. Disponível em: <http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1307103426_ARQUIVO_Congresso_Conflitosentreescolapublicaeescolaprivadaesuasrepercussoesnocotidianoescolardoestudantedaescolapublica.pdf>. Acesso em: 13 Junho 2013.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido et al. O papel da escola pública no Brasil contemporâneo. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013.
RANGEL, I. C. A. et al..Educação Física Escolar e Multiculturalismo: possibilidades pedagógicas. Motriz, v. 14, n.2, 2008.
SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. Niterói – RJ: Impetus, 2011.
SILVA, Luciene Ferreira. Educação, educação física e sociedade: implicações na atualidade. Revista Motriz, Rio Claro, v. 14, n. 4, p. 408-417, out/dez. 2008. Disponível em:<http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2138>. Acesso em: 06 Maio 2013.
SILVA, Rudney ; MACIEL, Paola Belezza. Características da Educação Física do Ensino Médio noturno. Revista Motriz, Rio Claro, v.15, n.2, p. 247-256, abr./jun. 2009. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2495/1139>. Acesso em: 03 Abril 2014.
SOUZA JUNIOR, Marcílio Barbosa Mendonça et al. A análise de conteúdo como forma de tratamento dos dados numa pesquisa qualitativa em educação física escolar. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 31-49, jul/set. 2010. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/11546>. Acesso em: 20 Set. 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.